sábado, 26 de abril de 2014

TEM QUE OUVIR: Sister Sledge - We Are Family (1979)

Ao ouvir o que há de melhor na música POP nos últimos anos, percebemos forte influência da disco music. Como exemplo posso citar o Bruno Mars e o Daft Punk. Parece que finalmente a disco ganhou o prestigio que os bons artistas deste período merecem. Mas voltando no tempo, para conhecer o que há de melhor no estilo é preciso dar uma atenção extra ao espetacular We Are Family (1974) das Sister Sledge. 


Longe de ser aquela música caricata (embora divertida) dos Embalos de Sábado a Noite, o álbum reúne composições que transitam entre o funk, soul e r&b, mas com uma aproximação pop típica da disco music. 

Formada por quatro irmãs, Sister Sledge fez enorme sucesso comercial. Musicalmente, o disco brilha ao contar com Nile Rodgers e Bernard Edwards, a genial dupla do Chic, que não só produziram o disco, mas também contribuíram com suas sempre grooveadas linhas de guitarra e baixo.

Embalado pelo ritmo dançante conquistado através da guitarra/baixo/bateria, temos arranjos de cordas bem elaborados e vocais ultra melódicos, sendo que nos refrães, a harmonia criada pelas vozes é de perfeição extrema. Tudo isso pode ser conferido em faixas que ditaram as noites na virada da década de 1970, como "He's The Greatest Dancer", "Lost In Music", "Think Of You" e, seu principal hit, "We Are Family".

Num único disco é possível sentir o apelo dançante, romântico, social e sexual. E pensar que ainda tem gente que acha que a disco music foi meramente pasteurização comercial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário