sexta-feira, 25 de abril de 2014

Guitarristas com as melhores palhetadas alternadas

Sei que ando fazendo muito post sobre guitarra, mas tentem não dormir e aproveitem que logo volto com assuntos mais "divertidos".

O post de hoje é um pouco técnico e, de certa forma, completamente babaca. Que diferença faz nos dias de hoje um guitarrista ser exímio numa determinada técnica? Nenhuma! Ainda mais quando a música em si não é boa. De qualquer forma, estava aqui pesquisando alguns músicos e achei interessante compartilhar os grandes achados com os leitores deste humilde blog. Vai que tem algum guitarrista que cai aqui no blog por acidente e acabe descobrindo algum artista.

Explicada minha fase guitarristica e o conteúdo aparentemente inútil do post, acompanhe as músicas selecionadas e se deparem com músicos espetaculares em grandes momentos. Nos vídeos fica bastante claro o que os torna \mestres na palhetada alternada.

Obs: É óbvio que o James Hetfield e o Nile Rodgers (só pra citar dois) comem a palheta com farinha em suas bases poderosas. Entretanto, o conceito de palhetada alternada está ligado aos momentos de solo/melodia em que notas individuais são atacadas em sequência, de forma rápida e precisa, alternando a direção da palhetada. Acompanhem os vídeos e ficará facil entender.

Obs: Tentei ser eclético. Tem jazz, country, fusion e metal.

Les Paul
É fato que o sempre inventivo (literalmente) Les Paul usava recursos de estúdio para acelerar suas passagens na guitarra. Todavia, é possível também dizer que esse mestre do instrumento foi o primeiro a impressionar os guitarristas com sua palhetada.

John Mclaughlin
Esse gênio do jazz rock foi que deixou explicita a abordagem virtuosa na guitarra. Seus solos intrincados em velocidade chocante ainda hoje são referência para diversos guitarristas. Tocar rápido é relativamente fácil, quero ver é ter a maturidade melódica e harmônica de um Mclaughlin.

Al Di Meola
Pense num Paco de Lucia com influência ainda mais nítida da música latina executando aquelas passagens velocíssimas com palheta. É isso que o Al Di Meola faz, seja na guitarra ou no violão.

Larry Coryell
Sempre gostei muito daquele show do Mclaughlin com o Paco e o Al Di Meola. Mas quando vi apresentações do Coryell substituindo o Meola é que percebi que nada é tão bom que não possa ficar ainda melhor.

Steve Morse
Steve Morse une country, fusion e hard rock na guitarra, sempre apresentando boas melodias em passagens rápidas. O típico virtuose de fraseado maduro.

Yngwie Malmsteen
É fato que o Malmsteen "só" sobe e desce as mesmas escalas há mais de 30 anos. Entretanto, é inegável sua qualidade técnica e influência no mundo das 6 cordas. O grande nome da chamada guitarra neo-clássica. É o Paganini da guitarra.

Paul Gilbert
Ao contrário de muitos fritadores (shreds), Paul Gilbert não é pretensioso e chato. Seus solos são divertidos, rockeiros e cheio de palhetadas incrivelmente limpas. Suas digitações incomuns serão eternamente fonte de estudo aos guitarristas ao redor do mundo.
Obs: achei um vídeo com dicas valiosas para os guitarristas e bastante ilustrativo para os não músicos.

John Petrucci
Há mais de 20 anos, jovens guitarristas se trancam em seus quartos para aprender as passagens desafiadoras de John Petrucci. É tudo muito técnico e mecânico, mas incrivelmente encantador (principalmente para quem tem menos de 15 anos).

Zakk Wylde
Com sua abordagem calcada em frases de blues rock, timbre pesadíssimo e harmônicos brutais, as pessoas até esquecem que o Zakk Wylde tem uma das melhores palhetadas de todos os tempos. E tudo isso com uma pegada assustadora.

Wander Taffo
No Brasil, ninguém batia de frente com Wander Taffo no quesito palhetada alternada. Fortemente influenciado pelo Steve Morse, ele apresentou para muitos brasileiros a técnica, criando (literalmente) uma verdadeira escola musical.

Menção honrosa: Django Reinhardt, Alvin Lee, Albert Lee, Jan Akkerman, Uli Jon Roth, Eddie Van Halen, Steve Vai, Joe Satriani, Shawn Lane, Jason Becker, Nuno Bettencourt, Buckethead, Rusty Cooley, Michael Angelo Batio, Guthrie Govan, Robertinho de Recife, Edu Ardanuy e Juninho Afram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário