quarta-feira, 23 de abril de 2014

TEM QUE OUVIR: The Flaming Lips - The Soft Bulletin (1999)

Se eu tivesse a terrível missão de selecionar apenas três bandas surgidas nas últimas três décadas para ouvir pelo resto da minha vida, o Flaming Lips certamente seria uma delas. Como se não bastasse seus shows surpreendentes e imponentes, a postura de manter-se sempre inventivo nos discos é o que mais me agrada no grupo. Saindo do experimental Zaireeka - trabalho quádruplo feito para ser tocado simultaneamente -, o grupo partiu para uma abordagem muito mais pop e melódica, mas não menos desafiadora e interessante. Nascia The Soft Bulletin (1999).


É não menos que emocionante a sequência inicial do álbum formada por "Race For The Prize" (uma das melhores introduções da história, de timbre espetacularmente reverberoso), "A Spoonful Weighs A Ton" (de beleza corrosiva) e "The Spark That Bled". Nitidamente influenciado pelo Pet Sounds (Beach Boys), o disco transborda uma calmaria assustadora, costurada por arranjos orquestrados e melodias brilhantes.

Em meio a sutileza das composições, é possível viajar pelos mais opostos sentimentos. Tudo isso foi conseguido não somente devido o talento do Wayne Coyne (líder e principal compositor do grupo), mas também ao trabalho impecável do produtor Dave Fridmann e do multi-instrumentista Steven Drozd, que trouxeram grandiosidade sonora para a obra.

A banda consegue mesclar com perfeição - e sem soar presunçoso - timbres modernos de bateria eletrônica, sintetizadores com arranjos orquestrados e camadas de guitarras retro-futuristas, vide a inacreditável "Suddenly, Everything Has Changed".

Entre a contemplação universal, a insanidade mental e o nirvana espiritual, as letras soam esperançosas em meio a crise da humanidade. Ir de encontro a poética do álbum é quase como uma intervenção religiosa. Quer exemplos dessa minha percepção? Escute "Waitin' For A Superman". Se deixe emocionar também com "The Spiderbite Song".

Mas tudo isso é visão muito particular e pouco técnica. Ou não, tendo em vista que o álbum rapidamente tornou-se cult. De grupo obscuro, o Flaming Lips atingiu o hype, sendo muito disso graças ao maravilhoso The Soft Bulletin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário