quinta-feira, 3 de abril de 2014

TEM QUE OUVIR: The B-52's - The B-52's (1979)

Sempre tive dificuldade de entender o B-52's. Por muito tempo achei que era uma palhaçada oitentista. Entretanto, ao ver gente do gabarito do Lux Interior, Dave Grohl e Kid Vinil elogiando o grupo, decidi rever meus conceitos. Foi ai que compreendi que é justamente no disco de estreia da banda lançado em 1979 que está o grande legado do grupo.


A abordagem retro-futurista bem humorada presente nas perucas pitorescas, roupas burlescas de brechó e, claro, no som, que misturava punk rock com surf music e o doo-wop das girls groups, era o que tinha de mais criativo no auge da new wave. Não teve uma alma sequer que não deixou se levar pelo som dançante do grupo.

Não foi só a beleza exótica de Cindy Wilson e Kate Pierson que chamaram atenção. A postura no palco e as vozes "defeituosas" eram de uma liberdade quase infantil. Querendo ou não, isso era muito punk rock, não só em atitude, mas também sonoramente, vide "52 Girls" e "Hero Worship".

As divertidas "Rock Lobster" e "Planet Claire" - com direito a riff roubado de "Peter Gunn" do Duane Eddy - foram singles que por si só garantiram o sucesso do álbum. Não que as outras faixas também não merecessem atenção, muito pelo contrário, são justamente nas descompromissadas "Dance This Mess Around" e "Thre's A Moon In The Sky" que estão os grandes momentos do disco.

The B-52's é um exemplo de criatividade, liberdade artística, talento, personalidade, bom humor e de como soar jovem e festivo. Como é que pude um dia achar isso bobagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário