quarta-feira, 2 de abril de 2014

TOP 5: O apogeu do BRock 80's na década de 1990

Há tempos eu defendo a ideia de que as grandes bandas do tal BRock 80's - bandas brasileiras de rock que surgiram na década de 1980 - lançaram os seus melhores discos na década de 1990.

Curiosamente, todos os grupos viviam momentos desfavoráveis, mas ao escutar tais músicas é que sentimos o amadurecimento e a criação da identidade sonora.

01 - Titãs
Criticados em peso pela revista BIZZ, que via nos Titãs uma "surfada na onda" ao tentar emular a sonoridade grunge - chegando até mesmo a trabalhar com o produtor Jack Endino, o mesmo de Bleach do Nirvana, no álbum Titanomaquia -, fato é que os dois primeiros trabalhos lançados no início da década de 90 pelo grupo trazem a rebeldia e o peso sonoro que tanto fazem falta no rock nacional mainstream atual. Se não é a melhor fase da banda - gosto muito do Cabeça Dinossauro -, é uma das melhores.

02 - Barão Vermelho
Entre os anos de 1988 e 1996, foram lançados os melhores discos do Barão Vermelho, todos já sem o Cazuza - bom letrista, fraco cantor -, todos com pouca vendagem. As músicas são rock n' roll da melhor qualidade feito no Brasil. O Frejat é um guitarrista/vocalista/compositor de mão cheia. A produção dos discos lançados neste período são impecáveis (remetem até mesmo ao Aerosmith). Definitivamente é a melhor fase do Barão.

03 - Os Paralamas do Sucesso
Os Paralamas passaram o início da década de 90 tomando pedrada da imprensa brasileira e fazendo sucesso na Argentina. O brilho voltou por completo no ótimo Hey Na Na (1998), talvez o melhor disco da banda, feito com muita personalidade, longe da sonoridade do Police tão explorada na década anterior.

04 - Ira!
Justamente na fase em que o Ira! vendia uma quantidade risível de discos, que o Nasi estava pegando pesado na cocaína e o interesse do Scandurra em trabalhar com música eletrônica crescia, foi que a banda lançou seus discos mais pesados e rockeiros.
Obs: gosto muito do Ira! na década de 80 também. Os três primeiros discos são clássicos indiscutíveis do rock nacional, mas os trabalhos posteriores merecem atenção.

05 - Camisa de Vênus
O Camisa de Vênus não lançou sequer um único disco ruim, mas sua fase na década de 1990, que contava com a participação do Luiz Carlini na guitarra e Franklin Paolilo na bateria (ambos ex-Tutti-Frutti), é hoje a minha predileta. Vira e mexe boto pra rolar os discos Plugado e Quem É Você?. São os trabalhos da banda com as melhores performances instrumentais e produção. Todavia, volto a lembrar: curto muito o Camisa na década de 80, principalmente seu disco de estreia e o clássico ao vivo Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário