sexta-feira, 4 de abril de 2014

O que assistir no Lollapalooza 2014

Neste fim de semana rola em São Paulo o Lollapalooza 2014. Pensando nisso, trago ao blog bandas/artistas que você não pode deixar de conferir no festival, vá você nele ou não. 

Eu mesmo assistirei tudo pela TV, acomodado no meu sofá, tomando cerveja, comendo polenta frita, com banheiro limpo a disposição e estando cinco metros da minha cama. Independentemente de você fazer o mesmo, ou preferir se aventurar no Autódromo de Interlagos ao lado 70 mil hipsters, o importante é escolher bem o que você vai assistir. Fica aqui as minhas dicas:

Observações:
- Apesar dos dois primeiros discos serem espetaculares, o Pixies ao vivo costuma ser bem maçante, ainda mais agora sem a Kim Gordon.
- Lorde e Jake Bugg ainda não sei o que esperar, mas creio que não vou gostar. Aguardarei.
- Não acho o Cage The Elephant tão ruim assim. E ouvi dizer que o show até que é bem energético.
- Vale dar uma checada no show do Phoenix, mas sem grandes expectativas.
- Já digo desde já (o que, alias, muitos já sabem): o pior show de todo o festival vai ser o do Imagine Dragons. Fuja desta merda! Consegue ser pior que o Julian Casablancas.

Muse
Não entendo as criticas que a banda sofre. O repertório é bom, os músicos tocam bem, visualmente o show funciona... se for no mesmo nível do show do Rock In Rio que rolou seis meses atrás, vai ser ótimo. Agora, se o Matthew Bellamy tiver mesmo sem voz como andam falando, corre o risco de ser fiasco.

Arcade Fire
Os quatro discos lançados pelo Arcade Fire são bem legais. Ao vivo eu não faço ideia de como é, mas acredito que ao menos passa longe de ser ruim. Veremos.
Obs: o que mais valorizo no Lollapalooza é o fato deles apostarem nas "bandas do momento", sendo o Arcade Fire a escolha deste ano. Chega de ver somente Metallica e Iron Maiden nos grandes festivais do Brasil.

Soundgarden
Banda vetenara, com ótimos músicos, repertório fantástico e que consegue passar por cima até mesmo das desafinações ao vivo do carismático Chris Cornell. Acho que não vai ter erro. É showzão.

Nine Inch Nails
Tem tudo para ser o grande show do festival. Trent Reznor é um criador de mão cheia, sendo que repertório para ele não é problema, podendo inclusive contar com as músicas do Hesitation Marks, o elogiado recém trabalho do grupo. Visualmente os shows do NIN costumam ser sombrios e apoteóticos. E para garantir a excelência sonora, na banda de apoio estará o requisitado baixista Pino Palladino. Resumindo: não perca esse show por nada.

New Order
A banda perde ao não contar mais com o baixo característico do Peter Hook? É claro. Mas o caminhão de hits é tanto que o show tem tudo para ser ao menos divertido. Obs: vai ser no mesmo horário que o Arcade Fire. A escolha fica a critério da aposta de cada um.

Johnny Marr
O eterno guitarrista do The Smiths não apenas abusará das excelentes músicas de sua ex banda (com destaque pra "Bigmouth Strikes Again"), como também destacará seu ótimo disco solo (The Messenger). Esse show não tem erro, não perca por nada.

Savages
Formada apenas por mulheres, o Savages foi uma das maiores revelações do ano passado e é a grande novidade do festival para o grande público. Silent Youself é discão (meio dark, meio pós punk). Se fizerem jus ao que está registrado em disco vai ser no mínimo um ótimo show.

Nação Zumbi
A única banda brasileira escalada no festival que eu pagaria para assistir. Triste, não? Bandas boas não faltam. Todavia, a organização decidiu apostar no indie modernoso inofensivo.


Constatações pós o evento: o show do Pixies até que foi bem divertido (dado o padrão dos shows do Pixies). Vampire Weekend conseguiu ser pior que o Imagine Dragons. Savages conseguiu se sair melhor que o NIN. Soundgarden superou minhas expectativasArcade Fire convence ao vivo. New Order envelheceu terrivelmente, mas o repertório fala positivamente por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário