domingo, 13 de abril de 2014

TEM QUE OUVIR: 808 State - 808:90 (1989)

Com a ascensão do electropop na década de 1980, em algum ponto o rock deixou de ser o principal interesse dos jovens. Experimentações eletrônicas começaram a se sobressair. Embalados por uma cena forte que crescia em Manchester, o 808 State foi o grupo que melhor abusou de timbres eletrônicos em músicas dançantes. O que hoje parece comum, começou aqui.


808:90 (1989) é um álbum fundamental para entender a evolução da música pop. Trazendo climas noturnos, ritmos dançantes e bases elaboradas, o disco surpreendeu ao cair no gosto da molecada, que levou o trabalho a boas colocações de vendagem na Inglaterra.

É impossível não notar a ótima produção e o trabalho elaborado na escolha de samples e dos timbres sintéticos, extraídos inclusive dos 808 State, modelo de bateria eletrônica lançado pela Roland. Essas características são gritantes nas espetaculares "Ancodia" e "Cobra Bora", ambas com peso brutal e breakbeats influentes.

Embora tenha uma abordagem moderna, nada adiantaria se as linhas melódicas não agradassem. É neste patamar que entram verdadeiras pérolas como "Magical Dream" e, principalmente, "Pacific 202", ainda hoje um clássicos das raves britânicas.  Já "Donkey Doctor" tem vestígios do miami bass.

Se o Stones Roses abraçou os ainda interessados no rock psicodélico e o New Order explodiu no pop, o 808 State cresceu na marginalizada e sempre interessante cena eletrônica, levando a acid house a níveis estratosféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário