sexta-feira, 11 de abril de 2014

TOP 5: Nasceram na época errada

Vira e mexe amigos postam nas redes sociais que "nasceram na época errada", isso junto de algum vídeo de uma banda antiga. Não vou nem entrar no demérito que é não ver as centenas de bons grupos atuais. O intuito deste post é transpor o "nascer na época errada" para os artistas. Ou seja, sabe aquele artista que tem um som datado (não exatamente no sentido pejorativo), que soa como uma espécie de revival? Pois então, tentarei reunir eles aqui.

Só postarei bandas/artistas legais (de acordo com minha percepção). Som ruim já é triste de ouvir quando novidade, imagine o pastiche.

01: Johann Sebastian Bach
Logo de cara temos uma pequena curiosidade. Ainda que Bach seja o compositor mais famosos do período barroco, sua música foi considerada ultrapassada na época, tanto que ele morreu praticamente no anonimato. Seus filhos, hoje pouco lembrados, quando vivos fizeram mais sucesso que ele. Todavia, sua escola contrapontística e as grandes composições para órgão foram devidamente reconhecidas anos depois. Não por acaso o final do período barroco se dá justamente na morte do compositor.

02: The Jam
É fato que o The Jam bebeu muito do punk rock contemporâneo a sua formação, mas é verdade também que o som do grupo é calcado na cultura mod de 15 anos antes, principalmente de grupos como Small Faces e The Who. Dos terninhos, passando pelas composições tipicamente inglesas, o The Jam poderia muito bem ter surgido em 1964.

03: Stray Cats
Fazer rockabilly em pleno início da década de 1980 parecia absurdo, mas ao ouvir o excelente Stray Cats vemos que não. Esse trio poderoso liderado pelo Brian Setzer (que pegou emprestado até mesmo o visual do Eddie Cochran) é minha banda predileta do estilo. Fica a lição: quando uma estética é legal, não tem porque restringi-la ao passado.

04: Black Crowes
Impossível olhar para o Black Crowes e não perceber toques de Led Zeppelin, Rolling Stones, Humble Pie e tantos outros grupos setentistas. Hoje temos grupos assim aos borbotões (vide o Rival Sons), mas quando o Black Crowes surgiu, essa tendência era novidade. Até a roupa deles estava empoeirada.

05: Lenny Kravitz
O Sly & The Family Stone da década de 1990 (ok, fui longe demais!). Lenny Kravitz virou as costas pra tecnologia na música e reviveu estilos do passado. Nem mesmo o corte de cabelo ele fez questão de atualizar.

E aí, que outros casos deste tipo vocês se lembram? Deixem nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário