quinta-feira, 17 de abril de 2014

Austin City Limits, um templo da guitarra

Coincidentemente, ao vasculhar pelo YouTube vídeos de grandes guitarristas, me deparei com uma sequência de shows gravados em Austin, no Texas, mas precisamente para o programa Austin City Limits. Postarei aqui alguns deles para que vocês possam confirmar a conclusão que tive: Austin City Limits é o um templo da guitarra!

Stevie Ray Vaughan
Show emblemático. O único da lista que tenho em DVD. Sem muito o que acrescentar a respeito deste ícone da guitarra. Sempre especial.

Danny Gatton
A cada audição eu renovo a ideia de que Danny Gatton foi um dos guitarristas mais versáteis de todos os tempos. Em um mesmo solo ele aborda country, blues, jazz, rockabilly e mais o que a quantidade de compassos permitir.

Roy Buchanan
Sempre recorro a essa apresentação quando quero ouvir o genial Roy Buchanan. Assim como Gatton, ele era dono de uma paleta sonora de infinitas possibilidades. Seu timbre cortante é o meu predileto de telecaster. Um dos guitarristas mais expressivos da história.

The Allman Brothers Band
Um combo de guitarras inesgotável. Referência do que há de melhor na música norte-americana.

Richard Thompson
O grande ícone da guitarra folk inglesa marcando presença no lendário palco.

Eric Johnson
Assim como no caso do Buchanan, sempre recorro a esse vídeo para lembrar o quão o Eric Johnson é espetacular. Timbre único, fraseado fluente e melodias atraentes. É a típica composição que só guitarrista gosta? Pode até ser. Mas sou guitarrista, então tá tudo certo.

B.B. King
O rei do blues não poderia ficar de fora desse palco. Genial.

Jack White
O maior nome da guitarra rock do século XXI (ao menos o mais popular) quebrando tudo em Austin.

The Black Keys
Ainda hoje sendo um lugar da vanguarda do blues-rock. [1]

Gary Clark Jr.
Ainda hoje sendo um lugar da vanguarda do blues-rock. [2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário