quarta-feira, 16 de abril de 2014

TEM QUE OUVIR: The Germs - (GI) (1979)

Em que momento o punk rock desaguou no hardcore? Sem resposta definitiva, cada um acredita no que quer. Meu palpite é que foi através do clássico obscuro (GI), lançado pelo The Germs no fatídico ano de 1979.


Com Sid Vicious morto e a new wave mostrando as garras, a proposta do The Germs de fazer punk rock de forma ainda mais veloz e agressiva veio a calhar, embora tenha passado quase despercebida, reverberando somente anos depois na cena grunge, que diga o Kurt Cobain, admirador confesso da banda. 

Numa mistura de autodestruição niilista e humor provocativo, Darby Crash, vocalista/líder/porralouca do grupo, fazia de suas performances uma verdadeira catarse de fúria. Em disco a coisa não foi diferente.

Com uma produção nada sofisticada assinada pela Joan Jett - embora longe da porquice que se era esperado -, o álbum soa abrasivo e pronto para entrar em combustão. 

As guitarra do Pat Smear (aquele mesmo do Nirvana e Foo Fighters) fala alto em faixas como "Land Of Treason" e "Richie Dagger's Crime". Ele procura espaço em meio ao caos sonoro e berros eloquentes de seu líder descontrolado. 

A cozinha formada pela Lorna Doom (baixista e figura feminina fundamental na história do punk/hardcore) e Don Bolles (bateria) não deixa o ouvinte respirar, proporcionando uma sequência nocauteante de ritmos certeiros.

Se a curtinha "What We Do Is Secret" é o puro hardcore, "Communist Eyes", "Strange Notes" e "Lexicon Devil" são tudo que qualquer banda punk gostaria de ser.

Como no punk tudo é urgente e explosivo, Darby Crash teve uma overdose proposital de heroína no ano seguinte, justamente no mesmo dia do assassinato do John Lennon, ofuscando qualquer possível repercussão sobre sua morte e terminando o que mal havia começado, deixando esse único disco de legado ao movimento hardcore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário