sábado, 29 de março de 2014

Técnicas inusitadas na guitarra

Através das minhas garimpagens pelo YouTube, encontrei (por coincidência) alguns vídeos que merecem um post. São guitarristas executando técnicas peculiares em seus instrumentos. Assista os vídeos e entenderá. 

Numa performance bombástica do Rage Against The Machine, o talentoso Tom Morello aplica sua conhecida técnica em que simula os scratchs dos DJs. Não por acaso ele é conhecido como um dos guitarristas mais criativos da sua geração. (2:33)

Na maravilhosa "The Bend" do Radiohead, o que me chamou atenção foram os bends para fora do braço da guitarra que o espetacular Jonny Greenwood executou. A técnica ficou bastante conhecida através do Edu Ardanuy (Dr. Sin), que diz ter pegado do Steve Vai e do Sergio Buss. Será que ele já viu esse vídeo do Radiohead? (2:49)

Virtuose de mão cheia, Guthrie Govan não só executa slaps (popular técnica do contrabaixo) na guitarra, como também usa um instrumento fretless (também mais comum entre os baixistas). (2:00)

Assim como fazia o guitarrista Danny Gatton, John Mayer aplicou bends atrás do capotraste, criando melodias incríveis no começo do seu solo. (6:26)

Como se não bastasse a barulheira sensacional promovida através das distorções cortantes e afinações bizarras, o Sonic Youth ainda usa uma baqueta de bateria como slide. (3:11)

Foram muitos os guitarristas que usaram o arco de violino em seus instrumentos, sendo a execução do Jimmy Page na emblemática "Dazed And Confused" a mais famosa. O Jónsi (Sigur Rós) também muito usa do recurso. Mas o primeiro foi mesmo o Eddie Phillips do The Creation. (1:37)

Para alguns, essa performance pode parecer comum. Todavia, por trás desta linda melodia, existem bends grandiosos, alavancadas absurdas, domínio da dinâmica/volume inacreditável, dedilhado particular e harmônicos preciosos. Jeff Beck é gênio!

Alguém me explica esse apetrecho batizado de "Gizmo" que transforma a guitarra num sintetizador? Só poderia ser fruto das mentes criativas do 10cc. Allan Holdsworth aperfeiçoaria essa sonoridade na década de 1980 com as SynthAxe. (introdução).

Batizada de glissando, a técnica consiste em transformar o som da guitarra em algo continuo através do deslizar de um objeto perto do captador. É um ebow rústico. Veja o grande Daevid Allen (Gong) em ação que e entenda. 

Por fim, Eddie Van Halen usa uma furadeira para fazer sua guitarra berrar na introdução desta sensacional faixa. Se o Paul Gilbert usou a mesma ferramenta (literalmente) para extrair palhetadas nervosas em sua guitarra, o virtuoso guitarrista sueco Mattias IA Eklundh por sua vez conseguiu um efeito parecido com um vibrador. Não sei quem foi mais criativo. (introdução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário