quarta-feira, 19 de março de 2014

Bandas/Artistas da Irlanda

Neste último fim de semana tivemos o Dia de São Patricio (ou Saint Patrick's Day), festa onde as pessoas bebem cerveja verde. Ao menos foi isso que chegou no Brasil. Na Irlanda, seu país de origem, as pessoas saem em procissão, todas vestidas de verde, em homenagem ao seu mais importante padroeiro.

Pensando nisso tudo, juntei um punhado de canções perfeitas para beber cerveja irlandesa.

Obs: Durante a Copa, farei mais post como esse, trazendo a música local de todos os países adversários do Brasil. Assim será minha torcida contra a seleção da CBF.

Van Morrison
Esse genial compositor/cantor começou no ótimo grupo Them, mas foi em sua carreira solo que ganhou grande projeção. Entre seus discos emblemáticos estão Astral Weeks e Moondance, ambos fundindo a música folk celta com jazz, rock e tempero r&b.

Rory Gallagher
Esse subestimado guitarrista é um dos maiores nomes do instrumento na década de 1970. Idolatrado em seu país local, ele não conseguiu gravar sequer um único disco ruim.

Thin Lizzy
Clássica banda liderada pelo baixista/vocalista/compositor Phil Lynott. Um dos maiores nomes do hard rock e um dos grupos mais influentes para o heavy metal, que diga o Steve Harris. O som abaixo é carne de vaca, mas diz muito sobre a Irlanda, além de ser perfeito para ouvir tomando uma Guinness.

Gary Moore
Embora muitas vezes esquecidos, Gary Moore era brilhante, fosse tocando fusion, hard rock, blues ou pop. Além disso, foi dono de um dos timbres, bends e vibratos mais selvagens da guitarra. Ainda que tenha feito parte do Thin Lizzy, sua carreira solo é tão boa que não poderia ficar de fora da lista.

U2
Você não quer beber cerveja, mas sim respeitar a visão cristã do tradicional evento? Então fiquem com o U2 e seu cristianismo nada franciscano. Por mais de toda a pose grandiloquente, a verdade é que eles são uma grande banda.

The Pogues
Dropkick Murphys não é irlandês, mas o The Porgues é. É também uma das poucas a fundir punk rock com a música celta sem soar caricata. Fora que o Shane MacGowan é um figuraça.

My Bloody Valentine
Embora tenha pouco (ou nada) de música irlandesa no som, não poderia deixar de citar os ícones do shoegaze. Eu adoro!

Stiff Little Fingers
Uma sujeira para fechar o post com chave de ouro. O debut deles é um clássico do punk rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário