quinta-feira, 27 de março de 2014

TOP 5: Minhas influências na guitarra

A revista Guitar Player deste mês publicou uma matéria onde guitarristas brasileiros citam suas maiores influências. Logo me deu vontade de prestar uma homenagem aos caras que me moldaram como músico medíocre que sou. Claro que isso não faz a menor diferença para ninguém, mas vale ao menos pra reouvirmos alguns grandes sons.

Citarei em ordem cronológica.

01 - Ritchie Blackmore
Se o Slash e o Angus Young me fizeram querer ser guitarrista, foi Blackmore que formou a base do meu estilo (ou ao menos o que almejo). Adoro seus riffs e solos assobiáveis, timbres puros de stratocaster, fraseado perfeito e bends/vibratos expressivos. É tudo que eu gostaria de alcançar e provavelmente nunca conseguirei. Continuarei tentando.

02 - Robert Fripp
Talvez seja meu guitarrista predileto. Adoro desde seus timbres ao fato dele tocar sentado. Sua postura séria diante da música me emociona. Suas melodias angulares, a construção de vozes via a guitarra... é o guitarrista que mais influencia diretamente no meu tocar.

03 - Frank Zappa
Não só enquanto guitarrista, mas como artista em geral. Um grande criador que manifesta seu talento também na guitarra. Sua postura nada ortodoxa com relação a música e ao instrumento guia o meu pensamento. Influência é isso.

04 - David Gilmour
As vezes me vejo tocando frases delicadas, lentas, reverberosas... tentando construir paisagens sonoras profundas. No meu subconsciente, é apenas a música do David Gilmour ecoando com mediocridade em meu tocar.


05 - Lanny Gordin
Lanny Gordin me apresentou a música brasileira, a liberdade harmônica e melódica, a coragem de não ser comum, a simplicidade em prol da música... Lanny Gordin foi literalmente meu professor. Ainda hoje procuro desvendar sua musicalidade. Eternamente buscarei sua maturidade.

Chega a ser triste citar apenas cinco, sendo assim, não poderia abrir mão das menções honrosas: Slash, Angus Young, Keith Richards, Johnny Ramone, B.B. King, Neil Young, Eddie Van Halen, Dimebag Darrell, Jeff Beck, Steve Howe, John Mclaughlin, Allan Holdsworth, Steve Morse, Fredrik Thordendal, Edu Ardanuy, Zakk Wylde e Nels Cline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário