segunda-feira, 31 de março de 2014

Canções contra a ditadura militar brasileira

Meio século após o golpe militar que derrubou um presidente eleito e instaurou 21 anos de massacre político/cultural/intelectual/físico, relembro aqui algumas faixas que confrontaram esse regime truculento.

Geraldo Vandré - Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
Por mais datada e xarope que a música seja, ela é o grande hino de oposição a situação militar, não só por sua letra, mas também pelas experiências sofridas por Geraldo Vandré. É a típica canção popular de protesto. 
Obs: Vale lembrar que Benito Di Paula fez "Tributo A Um Rei Esquecido" em homenagem ao Geraldo Vandré.

Caetano Veloso - É Proibido Proibir
Aposta todo o choque estético que foi a Tropicália, eis uma obra explicita contra a censura arquitetada por um compositor que confrontou diretamente o sistema e pagou com seu exílio.

Chico Buarque - Apesar De Você
Não tenho nada a dizer que já não tenha sido dito, a não que gosto mais dela do que da também ótima "Cálice". Dos melhores sambas do Chico, endereçado ao ditador Médici.

Taiguara - Que As Crianças Cantem Livres
Um compositor espetacular muitas vezes esquecido. Boa parte deste esquecimento pode ser atribuído a censura terrível que ele enfrentou, impossibilitando seu trabalho, já que teve discos e shows censurados.

Jards Macalé - Gotham City
Nesta ótima parceria com o Capinam, Jards Macalé usa Gotham City de alegoria para retratar os tempos sombrios que o Brasil vivia.

João Bosco - O Bêbado e a Equilibrista
Aldir Blanc e João Bosco formam a minha dupla brasileira predileta de compositores. A metafórica "O Bêbado e o Equilibrista" justifica minha preferência. É o famoso Hino da Anistia.

Edu Lobo - Ponteio
Como se já não bastasse seu arranjo complexo, a letra dessa canção faz dela um dos melhores cantos de resistência.

Sérgio Sampaio - Eu Quero Botar Meu Bloco Na Rua
Uma resposta ao exército que dominava as ruas.

Belchior - Como Nossos Pais
As composições do Belchior são perfeitos retratos de um tempo. A desilusão juvenil é explicita em "Como Nossos Pais", faixa que navega contra qualquer otimismo hippie.

Secos & Molhados - Primavera Nos Dentes
Essa poética letra é tão bem elaborada que a censura sequer percebeu a crítica ao regime militar.

Raul Seixas - Sociedade Alternativa
Não só uma faixa contra a ditadura brasileira, mas também uma proposta utópica de liberdade berrada pela grande voz rockeira do seu tempo.

Maurício Tapajós - Pesadelo
Uma das melhores canções contra a ditadura. Resultado do talento do Paulo César Pinheiro. 

Luiz Ayrão - O Divórcio
Em 1977, após 13 anos de golpe, o cantor popular Luiz Ayrão compôs essa pérola explicitamente combativa a ditadura. Bastou trocar o nome da música para os censores ingenuamente deixarem passar.

Camisa de Vênus - Sinca Chambord
O que parece ser apenas uma ode à juventude em formato de rock n' roll, se revela no verso final uma amostra de como a ditadura militar acabou com as perspectivas de uma geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário