sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bandas de longevidade impressionante

Ontem vi um show do Deep Purple que passou no canal BIS. Sem pensar muito me veio a ideia de fazer um post com bandas de longevidade absurda. Não me atentei a datas (e to com preguiça de pesquisar), apenas colocarei as bandas que vierem na cabeça. 

Lembrando que me refiro a bandas, não artistas solos. Ou seja, nada de B.B. King ou Chuck Berry por hoje. Também não falarei sobre grupos que pararam por muito tempo. Alguns anos até vale, mas tem que ter uma certa continuidade para entrar neste post. Ou seja, nada The Who ou Black Sabbath.

The Rolling Stones
Das bandas inglesas, os Rolling Stones foi a que melhor se adaptou ao tempo (apesar das derrapadas na década de 1980). Lançaram dezenas de discos relevantes, tiveram apenas uma pequena pausa oficial e, ainda hoje, quando se reúnem, seja em show ou em disco, ambos cada vez menos frequentes, atraem todos os holofotes.

The Beach Boys
Mesmo com toda a picaretagem típica do Mike Love, não incluir os Beach Boys seria uma falha. A banda esporadicamente lança discos, faz tour e continua (com bem menos força, é claro) chamando atenção. Um clássico que sobrevive ao tempo.

Golden Earring
Essa lenda do rock holandês continua mandando ver há mais de 50 anos. Honestamente, não acompanho seus trabalhos recentes, mas há quem diga que eles continuam impecáveis. Dada a competência dos instrumentistas/compositores, eu acredito.

The Moody Blues
Patrimônio do rock inglês com mais de 50 anos de serviços prestados. Ainda hoje seus shows causam comoção. Eu adoraria assistir ao vivo.

Status Quo
Assisti também pela TV um show recente da banda e posso dizer: eles continuam quebrando tudo. É uma autentica banda de rock n' roll oferecendo o que há de melhor no estilo.

Deep Purple
Minha banda predileta. Envelheceu mal? Talvez. Tem a mesma relevância de anos atrás? Nem de perto. A formação ta capenga? Sim. A voz do Gillan já era? Infelizmente. Mas ainda assim a banda consegue soar bem e me emocionar. Verdadeiros operários do rock.

Yes
Mesmo com a ida e vinda de integrantes, o Yes permanece na ativa há décadas. Alguns até consideram a formação atual picaretagem, mas ainda assim os shows do grupo são bons (ao menos para mim, que não tive oportunidade de ver no passado) e o último disco de estúdio do grupo (Fly From Here de 2011) é digno da história da banda.

ZZ Top
As bandas de southern rock tendem a sobreviver bem ao tempo, vide a longevidade do Allman Brothers (que tudo leva a crer que encerrará as atividades esse ano) e o Lynyrd Skynyrd (que hoje mais parece uma banda cover). Mas o fato do ZZ Top nunca ter mudado de formação em seus 45 anos torna a marca impressionante.

Omega
Bela banda da Hungria que desde 1962 percorre entre o rock psicodélico, progressivo e hard rock. Nem a Cortina de Ferro foi capaz de parar eles. Impressionante!
 
Made In Brazil
Verdadeiros heróis do rock nacional. Ainda que eu não goste muito do som da banda, é impossível não ter respeito e admiração pelos irmãos Vecchione.


The Jordans
Para finalizar, a banda mais veterana do Brasil e, se bobear, do mundo. Chega ser emocionante ver esses senhores tocando. Coisa fina.


The Ventures
Graças ao comentário do Marcio Fidelis, acabei de descobrir que o The Ventures ainda existe. Que sensacional! 

2 comentários:

  1. Legal demais Juliano!! Acabei de descobrir seu blog, e por coincidência mesmo, a dias atrás também escrevi sobre longevidade: http://invespafidelis.blogspot.com.br/

    vou acompanhá-lo por aqui. parabéns pelo Pais dos Baurets

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marcio. Estarei de olho no seu blog também. Abraços!

    ResponderExcluir