domingo, 23 de fevereiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Quicksilver Messenger Service - Happy Trails (1969)

Na segunda metade da década de 1960, em meio ao movimento hippie, guerra do Vietnã e ascensão das drogas lisérgicas, a cidade de São Francisco despontava como o berço do rock psicodélico. Numa cena que reinavam os grupos Grateful Dead e Jefferson Airplane, de forma mais discreta, mas não menos interessante, o Quicksilver Messenger Service mostrou todo seu poder de fogo com o espetacular Happy Trails (1969).


Reunindo uma coleção de performances impecavelmente captadas de apresentações ao vivo no Fillmore East e Fillmore West (ambas casas de espetáculos do lendário Bill Graham), o Quicksilver Messenger Service - abastecido de LSD -, propunha ao público - também abastecido de LSD - conscientes viagens sonoras através de suas jams psicodélicas.

"Who Do You Love Part 1" (Bo Diddley) e suas transeuntes músicas em forma de pronomes relativos - "When...", "Where...", "How...", "Which Do..." e "Who..." -, constroem um emaranhado conceitual de improvisos. O clima livre é garantia de inspiradas interpretações, com destaque para os envolventes solos do subestimado guitarrista John Cipollina.

Enquanto as ótimas "Mona" e "Maiden Of The Cancer Moon" mantém o clima de jam de forma mais contida - embora não menos ousadas -, a impecável "Calvary" se revela um bombardeio sonoro com traços orientais e tribais.

Se a correria do dia-a-dia não nos permite compreender as longas viagens sonoras aqui propostas, só nos resta invejar um tempo em que a música era feita e apreciada sem amarras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário