sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A sensibilidade herdada da música folk

Não sei o que acontece, vai ver é simplesmente o poder da música, mas a emoção que algumas pessoas sentem ao ouvir blues e outras via a música gospel, eu sinto através da música folk. Talvez eu tenha sido um homem do campo nos EUA na minha vida passada. Fato é que reconheço no folk uma sensibilidade poética e musical que não encontro em nenhum outro estilo.

Com o intuito de evidenciar e difundir essas características tão apaixonantes, trago canções não da música folk tradicional, mas sim do folk rock, que herdaram e popularizaram essa sensibilidade. Escute e se apaixone por essa música.

01 - Pink Floyd
O primeiro disco pode ser o mais inventivo, o Meddle o mais inspirado, o Dark Side o mais genial, o Wish You Were Here o auge do grupo, o The Wall grandioso... mas quando o assunto é Pink Floyd, quase sempre é o lado B do Atom Heart Mother que pego para escutar.

02 - Neil Young
Gênio que é, quando bebe na fonte da música folk ele não decepciona. Muito pelo contrário, foi Neil que me fez perceber a beleza do violão e o cuidado com as letras, características primordiais do estilo.

03 - Jethro Tull
É tão curtinha, delicada e simples, mas é perfeita. Da para ouvir dezenas de vezes seguidas.

04 - Pescado Rabioso
Quem disse que nós, latinos americanos, não podemos nos apropriar da música folk. Está aí a prova!

05 - Wilco
O rock alternativo do século XXI também se apropria da música folk. Está aí a prova!

Post rápido e simples (como o próprio estilo sugere), mas que pode ser muito bem aproveitado. Gostou? Escute mais Bob Dylan, Van Morrison, Simon & Garfunkel, Crosby Stills & Nash, Buffalo Springfield, The Byrds, The Band, The Incredible String Band, Fairport Convention, Pentangle, King Crimson (no primeiro disco), Led Zeppelin (as faixas acústicas), Lô Borges, O Terço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário