quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

60 anos da Fender Stratocaster

A Fender Stratocaster comemora 60 anos. O modelo de guitarra criado por Leo Fender é um emblema da cultura pop, sendo extremamente importante para o desenvolvimento não só do instrumento, mas da música como um todo. Trago então neste post 15 grandes mestres da strato.


Buddy Holly
Desde o começo, lá no berço do rock, a stratocaster já estava presente, empunhada pelo influente Buddy Holly, um dos músicos que mais contribuiu para o sucesso do modelo, possivelmente mais pela estética que pelo timbre em si.

Hank Marvin
Se hoje a sonoridade maravilhosa do Hank Marvin pode soar datada para alguns, para a geração de Blackmore/Knopfler/Brian May, o líder do Shadows é um dos caras mais influentes.

Buddy Guy
Daquela geração veterana do blues americano, Buddy Guy era o mais rockeiro. Não por acaso ele influenciou nomes como Hendrix, Clapton e Keith Richards. Seu timbre é cortante.

Dick Dale
Não há guitarrista de surf rock que consiga bater de frente com Dick Dale. Seu paredão sonoro é fruto das stratocasters turbinadas com cordas de espessura pesadíssima.

Jimi Hendrix
Teria o maior guitarrista da história construído uma linguagem tão transformado se não usasse strato? Acredito que não. É o modelo de guitarra que melhor combina com fuzz. 

Eric Clapton
Confesso que meus timbres prediletos do Clapton foram extraídos de Les Paul e SG. Todavia, seus últimos 40 anos portando uma strato faz com que seu nome seja indispensável nessa lista.

Jeff Beck
Outro que inicialmente usava outros modelos - Telecaster e Les Paul -, mas que ao pegar a strato, mudou sua forma de tocar, criando uma linguagem peculiar e maravilhosa. A alavanva, a posição do botão de volume, os timbres... a strato é elevada via as mãos do Jeff Beck. Coisa de gênio.

Ritchie Blackmore
O lendário guitarrista do Deep Purple se consagrou voando pela escala escalopada de uma fender stratocaster. O heavy metal agradece, não é mesmo, Malmsteen e Dave Murray?

David Gilmour
Os solos épicos, ultra melódicos, recheados de bends expressivos e timbres rebuscados, não seriam os mesmo se a "arma" escolhida fosse outra. Quer tocar Pink Floyd? Então já sabe que ferramenta usar.

Mark Knopfler
Muitos não percebem, mas ao beber em timbres tradicionais e vintages, Mark Knopfler escreveu o manual dos timbres limpos usados nas décadas seguintes.

Nile Rodgers
Funk, pop, disco music... quando o assunto é guitarra rítmica e música para as massas, Nile Rodgers é o cara. O som estalado da strato é fundamental para sua música. 

Yngwie Malmsteen
Para o bem e para o mal, foi ele que elevou a virtuosidade as últimas consequências, goste você ou não. O timbre de strato, com menos ganho se comparado a outras guitarras, trouxe ao seu timbre uma claridade ultra dificil de alcançar. Mais uma prova do grande guitarrista que é. 

Steve Ray Vaughan
Foi com ele que o blues tornou-se popular (foi B.B. King que disse). Sua pegada avassaladora em composições maravilhosas serão eternamente referência para qualquer guitarrista. Isso naquele timbre enorme, claro.

Eric Johnson
Quando o mago dos timbres escolhe a fender stratocaster como sua principal ferramenta, pode ter certeza que alguma coisa a guitarra tem.

John Mayer
Seja fazendo blues (que atrai atenção até mesmo do Eric Clapton) ou tocando baladas açucaradas (para alegria do público teen), uma coisa é indiscutível: John Mayer sempre manda bem na guitarra.

Menções honrosas: Richard Thompson, Robbie Robertson, Ron Wood, Rory Gallagher, Tommy Bolin, Robin Trower, Dave Murray, Adrian Smith, Andy Summers, The Edge, Adrian Belew, Jimmy Vaughan, Robert Cray, Bonnie Raitt, Scott Henderson, Sonny Landreth, John Frusciante, Billy Corgan, Billie Joe Armstrong, Eric Gales, Kenny Wayne Shepherd, Jonny Lang, Lulu Santos, Celso Blues Boys, André Christovam, Edgard Scandurra, Andreas Kisser, Faiska e Nuno Mindelis.

Só lembrando que a guitarra do Eddie Van Halen não é uma legitima Fender Stratocaster, apesar de se assemelhar. É uma guitarra customizada por ele mesmo. Gênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário