quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Neil Young (with Crazy Horse) - Everybody Knows This Is Nowhere (1969)

Se hoje ao observamos Neil Young damos de cara com um compositor acima de qualquer suspeita, é preciso entender que em 1969 as coisas não eram bem assim. Seu grupo anterior, o Buffalo Springfield, havia dissolvido sem ao menos seus talentosos integrantes conseguirem exibir todo o potencial do conjunto, embora tenham influenciado centenas de artistas com seu country eletrificado e psicodélico. Sem tempo para lamentações, Neil Young reuniu um punhado de composições espetaculares no seminal Everbody Knows This Is Nowhere (1969).


Pela primeira vez acompanhado do indecifrável grupo Crazy Horse - com direito ao lendário Danny Whitten -, Neil Young apresentou o que de melhor o rock americano tem para oferecer, ainda que ele seja canadense. 

O disco soa como se a The Band fosse formada por lenhadores rancorosos e caminhoneiros embriagados. A caipira "The Losing End (When You're On)" e a ótima faixa título "Everybody Knows This Is Nowhere" são ótimos exemplos disso.

Por trás de uma figura frágil, Neil Young surge feito um trovador afiado, empunhando sua guitarra como uma arma, revezando entre doçura e a amargues de sua voz ríspida, que serve de instrumento para letras inspiradissimas.

No ápice da sujeira guitarristica entrelaçada em melodias apaixonantes, estão as épicas "Down By The River" - teria o Pink Floyd plagiado em "Breathe"? -, "Cowgirl In The Sand" e a delirante "Running Dry (Requiem For The Rockets)".

Em meio a essa imundice encantadora, o disco reserva ainda um hit, a nocauteante "Cinnamon Girl", com direito a riff certeiro e solo de uma nota só. Há também a delicadeza acústica herdada da música folk representada na sentimental "Round And Round (It Won't Be Long)".

Do Nirvana - reparem até mesmo na camisa de flanela na capa do disco - ao Wilco, a musicalidade sólida deste emblemático trabalho transparece influência décadas a fora. É talvez o primeiro grande momento de um dos artistas mais relevantes do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário