domingo, 9 de fevereiro de 2014

50 anos da apresentação dos Beatles no Ed Sullivan Show

Há exatos 50 anos atrás, a TV americana foi bombardeada por um evento que mudou o rumo da música popular dali em diante. Falo da lendária apresentação dos Beatles no Ed Sullivan Show.


O programa já tinha sido importante em 1956, quando Elvis Presley provocou alvoroço com sua presença "sacolejante". Mas agora era diferente. Os Bealtes haviam esperado sua chegada ao topo das paradas americanas para só então concretizar sua ida ao país. Resultado: 73 milhões de lares - um recorde absoluto - ligaram seus aparelhos de televisão para assistir o programa.

Entre as pessoas que assistiram e foram influenciados pela apresentação estão John Fogerty, Gene Simmons, Joe Perry e tantos outros que a partir dali decidiram aprender a tocar um instrumento.

A apresentação também resultou na ascensão dos Rolling Stones, The Who, The Animals, The Yardbirds, dentre outros grupos no mercado americano (o mais rentável e observado). Era apenas o início da Invasão Britânica e da própria beatlemania.

É interessante lembrar que os Kinks, que não tocaram no Ed Sullivan, não fizeram sucesso nos EUA na década de 1960.

Com um repertório formado pela espetacular "All My Loving", a balada quase jazzística "Till There Was You", a clássica "She Loves You" (pra delírio das garotas da plateia) e as igualmente boas/importantes "I Saw Her Standing There" e "I Want To Hold Your Hand", os Beatles preencheram a carência rockeira provocada pela morte do Buddy Holly, a conversão religiosa de Little Richard, as polêmicas sexuais envolvendo Chuck Berry e Jerry Lee Lewis e até mesmo a ida do Elvis Presley para a indústria cinematográfica.

É interessante ver também o conceito de bandleader sendo derrubado e substituído pelo trabalho em grupo. É possível entender essa apresentação como importante para o formato de banda que vemos hoje no rock.

Meio século de história resumido em poucos minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário