sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Beastie Boys - Paul's Boutique (1989)

Em 1986, o mundo da música sofreu um abalo sísmico quando três branquelos judeus chegaram ao topo das paradas americanas com o disco Licensed To Ill, o primeiro de hip hop a alcançar tal posto. Seriam os integrantes do Beastie Boys talentosos o suficiente para superarem a maldição do segundo disco? A história por trás do espetacular Paul's Boutique (1989) mostra que sim.


Saindo do pequeno selo Def Jam (do Rick Rubin) e indo para a grande Capitol, o segundo disco do grupo passa com folga pelo fatídico teste. O amadurecimento musical do trio é enorme, muito graças a produção em conjunto com o Dust Brothers.

A sofisticação sonora se justifica na escolha dos samples não autorizados (que vão de Curtis Mayfield à Led Zeppelin), nos grooves elaborados, na qualidade dos arranjos e até mesmo no amadurecimento gradual das letras, ainda que eles mantenham a atitude descompromissada quase punk do primeiro disco.

Entre as melhores faixas estão a sacolejante "Shake Your Rump" (que grave! que beat! que synth!), a funkeada "Egg Man", a malandra "High Plains Drigter", a elaborada "The Sounds Of Science", a festiva "Hey Ladies", a pesada "Locking Down The Barrel Of A Gun", a tradicional "Car Thief" e a genial "What Comes Around".

Com o passar dos anos o grupo foi ficando ainda mais sofisticado, inteligente e mantendo-se acessível. Não por acaso o Beastie Boys é adorado até por quem não gosta de hip hop. Eles representam o que há de mais divertido e criativo dentro do cenário musical dos últimos 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário