quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013: Bandas que acabaram / Bandas que voltaram

Bandas Que Acabaram

Obs: Adoro a banda, mas por favor, alguém me esclarece uma dúvida: o Ministry já acabou quantas vezes? Porra, eles acabam sem sequer voltar. Esse ano foi a mesma coisa. Essa "síndrome Scorpions" é de foder.

The Mars Volta
Aquele papo de sempre: Omar Rodriguez-López quer fazer seus projetos paralelos e o vocalista Cedric Bixler-Zavala fica puto porque não pode agendar shows para o Mars Volta. A banda então decide (num clima não muito amistoso) encerrar as atividades. Nada que não se resolva daqui alguns anos.

Charlie Brown Jr. (e A Banca)
Se para o Mars Volta um dialogo já acerta as coisas, para o Charlie Brown Jr. a coisa definitivamente já era. Todo mundo já sabe, mas é bom deixar registrado: Chorão (líder/vocalista/compositor/dono da banda) morreu de overdose de cocaína e, poucos meses depois, o ótimo baixista (e segundo membro mais importante da banda) Champignon se matou, encerrando assim não só o CBJR, mas também A Banca, projeto que os membros remanescentes do Charlie Brown estavam estruturando. Um fim trágico para uma banda que, independente da qualidade, fez parte da história do rock nacional.

My Chemical Romance
Das bandas emo-pop que apareceram anos atrás, o MCR era disparada a melhor. Acabou na hora certa. Capaz de voltar daqui 20 anos e ser cult.
                          
Wolfmother
Banda legal que surgiu na virada do milênio. Todavia, seu fim não é pra se lamentar. Na verdade, era até esperado. É que "a banda" na verdade é o vocalista/guitarrista/compositor Andrew Stockdale acompanhado de uma cozinha competente. Sendo assim, em uma tarde ensolarada, ele se perguntou: "por que continuar com o rótulo Wolfmother se eu posso me bajular levando de agora em diante meu nome como marca do meu trabalho?". E foi isso! Portanto, continuem acompanhando a carreira solo do Andrew Stockdale (ou não, tendo em vista os últimos trabalhos dele não pareceram tão cativantes).

Garotos Podres
Mao (vocalista e líder da banda) saí, perde os direitos do nome do grupo, então a banda decide continuar com integrantes X, todavia Y não gosta e processa a banda e... um rolo. O resultado é que essa lenda do punk rock do ABC (para não dizer do Brasil) acabou.

Lostprophets
O vocalista da banda é acusado (e depois condenado) em casos de estupro e pedofilia, envolvendo até mesmo uma criança de 2 anos. Os outros membros encerram a banda e pedem desculpas (embora não necessariamente tenham culpa) sobre os casos. História absurda e chocante.

Static-X e Clawfinger também acabaram. E o vocalista Dan McCafferty saiu do Nazareth por questão de saúde, sendo assim, já podemos fechar o caixão da (subestimada) banda também, não?

Bandas Que Voltaram

- Ouvi dizer algo sobre o Santana voltar a trabalhar com Neal Schon, mas pelo jeito ficou para 2014.
- A volta do Black Sabbath já está rolando por aí faz 3 anos, então deixarei para comentar mais nos "Grandes Lançamento", além de já ter citado no post dos "Shows do Ano".
- O Robert Fripp, por enquanto, só anunciou a reunião King Crimson. Por mais que isso já seja grande coisa, deixarei para falar mais sobre isso no ano que vem, quando de fato a reunião trará (ou não) resultados.
- Pixies e Stooges lançaram músicas novas (citadas no post "Tem Que Conferir"), mas não são "VOLTAS".
- DeFalla vai voltar, mas ainda não voltou, certo?
- Man Or Astro-Man? e o Boston lançaram disco novo, mas ambas as bandas já estão circulando há alguns anos.
- O Blur volta toda hora e, por mais que a banda seja legal, só a NME ainda da bola pra essa "volta".
- Foda-se o Fall Out Boy

David Bowie
Isso é que é volta! Um artista relevante, que não lançava nada há mais de 10 anos, que todos achavam que tinha se aposentado após enfrentar problemas de saúde, reaparece do nada, no dia do seu aniversário, com música nova e data de lançamento do novo disco. David Bowie, como bem disse o jornalista André Barcinski, inventou o "pop invisível". Sem glamour, fotos, entrevistas, capa de revista comprada... ele simplesmente fez seu trabalho (muito bem feito, diga-se de passagem) e deu certo (deu certo porque é o Bowie, ainda assim, em época que todo artista implora por atenção no twitter, esse feito foi louvável. E já andou inspirando outros nomes, não é mesmo, Beyoncé?).

Justin Timberlake
Depois de dedicar-se por anos em sua carreira de ator, Justin Timberlake volta com bom disco e ensina como fazer música pop, acessível e de bom gosto no novo milênio.

Black Flag
Disco novo após 28 ANOS dessa banda espetacular. Tá certo que a formação tá capenga (Henry Rollins ficou de fora) e o resultado nem é grande coisa, ainda assim merece citação.

My Bloody Valentine
A banda lança disco novo após e 22 anos e mais parece que só se passaram 2 meses. A continuação perfeita (embora atrasada) do clássico Loveless (1991).

Status Quo
Status Quo, após 30 anos, com sua formação clássica? O rock n' roll está garantido por mais um ano.

Replacements
Uma das voltas mais comemoradas. Essa importante banda do rock alternativo voltou a fazer shows após duas décadas. Agora é torcer para que venham para o Brasil (seria perfeita para o Lollapalooza).

Jake E. Lee
O subestimado guitarrista do Ozzy e Badlands finalmente saiu do limbo e voltou a trabalhar. Quem sabe assim ele finalmente recebe o crédito que merece.

Kansas
40 anos de banda, nada mais justo que reunir a formação original para alguns shows. Mas por favor, não mais que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário