quinta-feira, 21 de novembro de 2013

TOP 5: Baixistas que tocam com palheta

Tempos atrás fiz uma lista sobre guitarristas que tocam sem palheta (leia o texto clicando aqui). Prometi naquele longínquo post listar alguns baixistas que tocam com palheta. A hora chegou!

Estupidamente, muitos baixistas são subestimados por usarem palheta. Acontece que esse pequeno objeto traz possibilidades técnicas e timbristicas que os dedos não oferecem. Escutem os sons abaixo e comprovem.

01: Paul McCartney
E pensar que tem gente que fala que nenhum beatle era grande músico. Paul McCartney é o que então, um baixista medíocre? Além de genial compositor, suas linhas de baixo ultra melódicas são uma aula de bom gosto. Seu timbre opaco e gordo é marcante, assim como seus riffs e grooves discretos, porém sempre inteligentes. Macca é referência para músicos maduros.

02: Chris Squire
Quando alguém disser que baixistas que usam palheta não tocam bem ou não tem grande técnica, mostre a essa pessoa o Chris Squire. O eterno líder do Yes não só tem uma técnica impecável, como usa seu instrumento de forma sublime nos arranjos complexos da banda. Isso sem falar no seu timbre extremamente influente de Rickenbacker. Um ícone incontestável do baixo.

03: Lemmy Killmister
Peso, atitude, pegada, linhas furiosas... Lemmy não é só um dos maiores personagens do baixo, mas do rock n' roll. Seu talento como instrumentista é subestimado por muitos, mas lembrem-se, para ser um bom musico não é preciso grande técnica, mas sim saber se expressar fluentemente através do instrumento. Lemmy faz isso como poucos!

04: Phil Lynott
A liderança do Phil Lynott, a atitude empunhando o baixo e seus grooves de rock n' roll fizeram do Thin Lizzy uma das melhores bandas setentistas. Dá para imaginar tudo isso sem visualizar sua pegada avassaladora de mão direita colada na ponte do instrumento?

05: Dave Ellefson
Com sua pegada precisa e timbre furioso, Dave Ellefson construiu linhas de baixo indispensáveis para a sonoridade do Megadeth. O parceiro eterno do Dave Mustaine em riffs complexos. Um dos melhores baixista do thrash metal.

Citações honrosas: Bobby Vega, Carol Kaye, Peter Cetera, Phil Lesh, Roger Glover, Glenn Hughes, Mel Schacher, Gene Simmons, Roger Waters, Anthony Jackson, Dee Dee Ramone, Paul Simonon, Bruce Foxton, Peter Hook, Joey DeMaio, Jason Newsted, Justin Chancellor, Mike Dirnt, Matt Freeman, Rex Brown, Nate Mandel, Dick Lovgren, Cody Wright, John Paul Jones e John Entwistle (sendo que os dois últimos nem sempre usam palheta e por isso não os coloquei no TOP 5).

9 comentários:

  1. O fato de o baixista usar palheta não diminui em nada. Grandes baixistas tocam com palheta. A música deve ser um contexto e cada instrumento tem seu papel.

    ResponderExcluir
  2. a palheta exige uma técnica incrível,gosto de mais da sonoridade que ela oferece,sou fissurado por chris squire,paul MacCartney e gene simmons!

    ResponderExcluir
  3. .Eu uso palheta e me acho melhor tocando com ela, toco metal extremo e tenho mais agilidade palhetando do que fazendo pizicato

    ResponderExcluir
  4. Toco baixo com palheta. Antes ficava com vergonha, mas hoje superei. O importante é o som que arranco

    ResponderExcluir
  5. o Roger Waters do Pink Floyd também toca de palheta.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim é muito simples: cada um toca da maneira que se sente melhor, o importante é tirar o melhor som de seu instrumento.

    ResponderExcluir
  7. Acho legal o baixo tocado de palheta,por motivos de técnica em velocidade e ritmo,o só mais destacado e nítido,mais a forma versátil de tocar o instrumento com a mesma PRATICIDADE da guitarra e do violão e a facilidade em execução de vocal e banking vocal,entre outras aplicações da palheta no baixo!!!...Se algum dia,eu me tornasse um baixista,seria mais um neste quesito!!!Isto,sem dúvida alguma...kkkk

    ResponderExcluir
  8. Quem acha que baixista não deve usar palheta são aqueles que não sabem tocar nem só com os dedos!! Falei!!!

    ResponderExcluir