terça-feira, 29 de outubro de 2013

0023: Vinícius de Moraes e Tom Jobim - Garota de Ipanema (1962)

No mês do centenário do Vinícius de Moraes, nada mais justo que reouvir uma de suas mais conhecidas canções, feita em parceria com Tom Jobim. Falo da clássica e até mesmo manjada, "Garota de Ipanema". 

Feita em homenagem a uma ainda juvenil Helô Pinheiro, que tinha sua beleza admirada pelo dois compositores sempre que passava na frente do lendário Bar do Veloso, a canção é a segunda composição mais executada no mundo, perdendo apenas para "Yesterday" dos Beatles.

Lendas a parte, fato é que a música foi fundamental para a popularização da Bossa Nova fora do país, sendo executada pelos mais diversos artistas, como Frank Sinatra, Stevie Wonder, Madonna, Amy Winehouse, Nara Leão, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gal Costa e até mesmo o Sepultura, além de ser um chavão dos artistas gringos quando fazem apresentações no Brasil.

Dentre inúmeras versões conhecidas, talvez a mais completa esteja presente no disco Getz/Gilberto, lançado em 1964, que traz a canção sendo executado pela Astrud Gilberto, João Gilberto, Stan Getz e Tom Jobim. A faixa fez enorme sucesso mundo afora e contribuiu para que disco a ganhasse o Grammy (não o latino, o geral mesmo) de melhor álbum do ano. E pensar que tudo começou com Vinícius de Moraes no Bar do Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário