quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TEM QUE OUVIR: Luiz Melodia - Pérola Negra (1973)

Um burburinho de elogios rondava a cena artística sobre um jovem compositor carioca antes mesmo dele lançar seu primeiro trabalho. Torquato Neto, Gal Costa, Jards Macalé e até mesmo os exilados Caetano Veloso e Gilberto Gil, todos estavam apaixonados pelas composições de Luiz Melodia. Foi diante deste clima que foi lançado Pérola Negra (1973). De imediato o público entendeu o porquê do alvoroço. 


Na linha tênue entre os medalhões da música brasileira e os compositores dito malditos, Luiz Melodia pode até ter chamado atenção dos artistas consagrados, mas foi influente mesmo é para a Vanguarda Paulista - não é mesmo, Itamar Assumpção? -, movimento ousado que abrilhantou a cena musical brasileira uma década após o lançamento deste disco. 

Pérola Negra tem o típico ecletismo brasileiro, sempre abordando lindas melodias, estruturas ousadas, produção crua e cuidadosas performances, sugando o que há de melhor na música brasileira e, até mesmo, do blues. Entre as faixas que fizeram mais sucesso está a linda "Estácio, Holly Estácio" e a clássica "Pérola Negra", regrava anteriormente pela Gal Costa.

Impossível passar indiferente diante da carga emocional de canções como "Abundantemente Morte" - com clara influência de Gilberto Gil - e da lindíssima "Magrelinha". Essa beleza é ressaltada graças ao canto majestoso de Luiz Melodia, vide a impecável/sacolejante "Vale Quanto Pesa".

Quem curte rock n' roll tipicamente brasileiro tem que dar atenção para as ótimas "Farrapo Humano" e "Objeto H". 

Como se não bastasse tudo isso, ainda é possível encontrar no disco um samba espetacular ("Estácio, Eu e Você"), rock com vestígios de Jovem Guarda ("Pra Aquietar") e um forró com participação improvável do lisérgico Damião Experiença ("Forró de Janeiro"). Versatilidade é isso. Incrivelmente o álbum não deixa de ser coeso.

Nomes nunca foram tão apropriados. Trazendo 10 composições de sua autoria, Luiz Melodia fez jus ao seu sobrenome artístico com verdadeiras pérolas da música brasileira.

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