quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um pouco do "verdadeiro" emo

Assisti recentemente o ótimo documentário Do Undergroud Ao EMO, produzido pelo Canal BIS. O filme explica a tão famigerada cena de hardcore melódico brasileira que começou em meados de 1995 (com bandas como Dead Fish, CPM 22, Hateen, Dance Of Days, Sugar Kane) e atingiu o mainstream sete anos depois (com Fresno, NX Zero, Strike e o próprio CPM 22) rotuladas pela mídia como emo.

Não vou ficar discorrendo sobre o documentário porque ele é autossuficiente. Esse post é sobre as boas bandas que faziam emocore antes do fenômeno "emo choroso" dominar o rock mainstream, representado por grupo terríveis como Simple Plan e Good Charlotte.

E já deixo aqui registrado: comparada a outras bandas do período, o My Chemical Romance se saía muito bem.

Mas vamos logo ao que interessa!

Rites Of Spring
O emotional hardcore é oriundo da cena hardcore de Washington DC, só que diferente de bandas como Bad Brains e Minor Threat, a sonoridade dos grupos era muito mais melódica e abordava temas mais "sentimentais" e pessoais nas letras. O estilo teve ascensão durante o Revolution Summer e foi chamado de post-hardcore, rótulo esse que tornou-se extremamente abrangente com o passar dos anos. Rites Of Spring é o grupo que encabeça essa geração/cena. Mesmo com carreira extremamente curta, seu único disco homônimo lançado em 1985 foi muito influente. Além isso, seus shows causavam grande comoção.

Embrace
O lado mais melódico do Ian MacKaye após o furioso Minot Threat. Anos depois viria o comboio ideológico que foi o Fugazi - que apesar de ter influenciado o emo, acho tão abrangente que não coloco no mesmo pacote - em parceria com Guy Picciotto do já citado Rites Of Spring. 

Jawbreaker
Já no começo da década de 1990, a sonoridade do Rites Of Spring começou a render bons frutos, um deles é o Jawbreaker. A banda faz algo como um pop punk "atmosférico" (tô criativo nos rótulos). Gosto bastante do terceiro álbum do grupo, o 24 Hour Revenge Therapy (1994), com direito a produção do Steve Albini.

Sunny Day Real Estate
Sunny Day Real Estate é um ótimo grupo que continha na formação o Nate Mendel, baixista do Foo Fighters. É incrível perceber como o Foo Fighters soa muito mais parecido com o Sunny Day Real Estate do que com o Nirvana. Quem gosta da banda lidera pelo Dave Grohl tem que ouvir o cultuado disco Diary, lançado em 1994 pela Sub Pop.

Cap 'N Jazz
Quem acha que o emo é calcado apenas em letras românticas e instrumental fácil vai se espantar com o som tão esquisitão quanto palatável do Cap 'N Jazz. O grupo era encabeçado pelo Mike Kinsella. Aquele disco deles de nome impronunciável é bem bom.

American Football
Um único e ótimo disco lançado em 1999 foi o suficiente para fazer do American Football um dos principais grupos midwest emo, uma subvertente do gênero com influência do math rock. Belas melodias entrelaçadas em arranjos complexos compõem a sonoridade da banda. O Mike Kinsella é definitivamente um cara talentoso.

Braid
Bom grupo que mostra a evolução musical do estilo no quesito arranjos. Traz trejeitos vocais que virariam febre no futuro. Todavia, devo confessar que não conheço a banda tão bem, embora lembro ter gostado do Frame & Canvas (1998) quando ouvi.

Mineral
O disco EndSerenading (1998) é um clássico do emo noventista. Eles investem muita naquela onda de guitarras limpas, ritmos mais lentos e melodias profundas. É bonito.

Jimmy Eat World
Muitas das bandas aqui citadas pertencem ao cenário alternativo, mas vale lembrar que o Jimmy Eat World fez bastante sucesso comercial, surfando no sucesso do pop punk, mas apresentando canções mais climáticas e pessoais. Não sou muito chegado no som do grupo, mas o Clarity (1999) marcou época.

Thursday
Sabe aquele lado emo do Deftones? Pois então, lembra muito essa banda. Só não sei quem influenciou quem. Vale dar uma checada no disco Full Collapse (2001).

Funeral Diner
Quando o emo encontra o black metal. Seria isso o verdadeiro screamo? Seriam eles precursores do blackgaze? Não sei, mas que a banda tem uma sonoridade bacana, isso tem.

Brand New
No auge comercial daquele emo pasteurizado e sem graça, essa pérola foi lançada (The Devil And God Are Raging Inside Me - 2006). Hoje é cult.

This Town Needs Guns (TTNG)
Apesar do vocal chatinho, o grupo apresenta boas melodias, ricas texturas e delicadeza exuberante nos arranjos. Aqui talvez esteja o melhor exemplo do cruzamento do emo com o math rock, o que gerou uma nova forma de pensar a guitarra que viria a ser muito influente. Animals (2008) é uma pérola do estilo.

Their / They're / There
Para fechar, a banda emo mais legal da atualidade (acreditem, o estilo está novamente em alta!). Extremamente técnico e interessante.

Um comentário:

  1. Finalmente um blog q fala do verdadeiro emo, até desgosto de ver o q um gênero tão foda foi deturpado de maneira ridícula e hj é visto como algo negativo por causa de bandas com sons de pop-rock e com roupas ridículas e franjas enormes q foram rotuladas de emo. Bom ver q ainda existe gente q aprecia o emo de verdade q é uma puta obra de arte!

    ResponderExcluir