sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TEM QUE OUVIR: U2 - War (1983)

Visualizar o U2 nos dias de hoje é reconhecer uma banda ultra bem sucedida formada por grandes astros. Mas obviamente nem sempre foi assim. O U2 do início da década de 1980 saiu da Irlanda para o mundo como um dos grandes representantes do pós-punk, sendo extremamente importante para a ascensão do rock alternativo. Seus três primeiros trabalhos - todos produzidos pelo Steve Lillywhite - são uma aula de rock básico e sonoridade crua, ainda que suas canções tenham ganhado status de clássicos ecoados em estádios grandiosos. É o War de 1983 o disco mais representativo desse período, já demonstrando uma evolução da banda nas composições e arranjos.


O U2 que até então usava a atitude pós-punk para produzir músicas carregadas de espiritualidade em suas letras, começou a dar sinais de engajamento político e social. A clássica "Sunday Bloody Sunday" deixa isso claro. Desde sua bateria militar até sua letra sobre o fatídico Domingo Sangrento, tudo ronda em torno de uma postura inquieta.

The Edge é um guitarrista criativo. Seus timbres, texturas e melodias trabalham exclusivamente a serviço da música, vide a clássica "New Year's Day", onde seu pequeno solo tem proporção épica. A letra, que exige uma atitude de mudança, é um dos pontos altos do Bono Vox como cantor e melodista.

Ainda que Bono e Edge sejam as figuras centrais da banda, a cozinha formada pelo baixista Adam Clayton e pelo baterista Larry Mullen Jr. é precisa em canções como "Seconds" e "Two Hearts Beat As One" (com traços de Gang Of Four). Impossível ouvir "Like A Song" e não visualizar milhares de bandas que beberam da fonte do U2, ainda que nenhuma delas tenham a consistência sonora desta canção. 

Dentre outras faixas que merecem destaque estão a ousada balada "Surrender" e a progressiva "Drowning Man".

War foi o primeiro álbum do U2 a chegar ao primeiro lugar, tirando o Thriller do Michael Jackson do topo das paradas. Nascia o mega grupo. Morria pela primeira vez o rock alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário