domingo, 8 de setembro de 2013

0021: Afrika Bambaataa - Planet Rock (1982)

O mundo da música é muito injusto. Ao mesmo tempo em que o hip hop tornou-se o estilo mais popular deste século - veja as vendas e o burburinho que rodeia os artistas do gênero, principalmente nos EUA - e o funk carioca, filho bastardo do miami bass, parece ganhar cada vez mais espaço na televisão e na noite paulistana, um dos responsáveis - direta e indiretamente - por tudo isso continua a ser pouco conhecido. 

Falo do Afrika Bambaataa, talentoso DJ, criador e divulgador da cultura do hip hop, vide seu trabalho com a Zulu Nation.

Lançada em 1982, "Planet Rock" é um dos primeiros hinos do rap. Seu groove é ultra dançante, se assemelhando a muita coisa feita posteriormente no funk carioca, principalmente pelo DJ Malboro.

Os timbres típicos de electro foram extraídos dos clássicos Roland TR-808, além de samples retirados de faixas do Kraftwerk, vide "Numbers" e "Trans Europe Express".

Gostando ou não, "Planet Rock" é uma obra fundamental para entender como chegamos nas sonoridades atuais, ainda que a própria música do Afrika Bambaataa seja mais legal que muito do que foi recém criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário