segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TEM QUE OUVIR: Hawkwind - Space Ritual (1973)

Influente e cultuado - mesmo distante do mainstream e do hype jornalísticos -, Space Ritual (1973) do Hawkwind é daqueles álbuns singulares, fruto de uma época cheia de experimentação no rock.


Gravado ao vivo em 1972, o disco reúne a formação clássica do grupo: o guitarrista/vocalista/fundador Dave Brock, o letrista/vocalista Robert Calvert, o saxofonista Nik Turner, o baterista Simon King, a dupla Dik Mik e Del Dettmar nos sintetizadores e Lemmy, ele mesmo, o futuro líder do Motörhead, já demonstrando sua tão conhecida e pesada abordagem sonora.

Assim como sua viajante e amaldiçoada capa, o álbum reúne verdadeiras pérolas do space rock, rótulo somente compreendido ao ouvir o disco. Space Ritual é um trabalho conceitual que narra a história de sete cosmonautas que viajam pelo espaço em estado de nirvana. 

Os sons de todos instrumentos se confundem e formam uma única peça psicodélica, como pode ser observado em "Orgone Accumulator" e "Space Is Deep". Essa sonoridade viajante era a trilha sonora perfeita para as intervenções visuais que aconteciam no shows da banda, o que tornou os espetáculos cultuados anos mais tarde. Sonoramente, a grande influência da banda pode ser sentida no stoner rock, que insiste em tentar recriar o clima da pesada "Master Of The Universe".

"Born To Go" é repetitivamente deliciosa e livre (remetendo ao krautrock), além de uniformemente pesada e consistente, com o baixo ultra encorpado do Lemmy transbordando frases lisérgicas. Alias, apesar da sonoridade entorpecida das músicas, é preciso lembrar que Lemmy foi expulso da banda após ser preso com anfetaminas.

LSD, OVNI's, ficção científica, Michael Moorcock, distorção, peso, ruídos, experimentações eletrônicas, projeções visuais, os seios da Stacia, atitude punk, caminhos progressivos e o Lemmy. Não tem como não adorar o Space Ritual, basta conhecer.

Um comentário:

  1. Pode não ser o melhor disco do mundo, mas certamente é o melhor do universo!

    ResponderExcluir