terça-feira, 10 de setembro de 2013

ESPECIAL MTV BRASIL: Os shows produzidos pela emissora (Acústico MTV e MTV Ao Vivo)

Os famigerados Acústico MTV e MTV Ao Vivo foram responsáveis por bons momentos musicais (e vários engodos, normal). Alguns desses lançamentos ajudaram até mesmo a resgatar a carreira de determinados artistas. Citarei aqui não os mais emblemáticos ou comercialmente rentáveis, mas sim os meus prediletos.

MTV AO VIVO
Ira!
Um dos meus discos ao vivo preferidos do rock nacional (juro!). O Ira! sempre teve ótima postura em cima do palco. O show traz grandes clássicos da banda, uma plateia tipicamente em sintonia com o grupo e um desempenho matador do Edgard Scandurra.

Planet Hemp
O disco foi a minha porta de entrada (sem trocadilhos) para o trabalho da banda. Antes só conhecia a má fama do grupo, mas ao ouvi-lo tive contato com excelentes letras, atitude na execução e grooves extremamente interessantes. Envelheceu muito bem.

Barão Vermelho
Nada genial, mas é um autentico show de rock n' roll de uma das melhores bandas nacionais do estilo. O fato de ter sido gravado no Circo Voador traz uma aura especial. Simples e eficaz.
Obs: lembrei daquele antigo Balada MTV Barão Vermelho, que apesar de meio brega, é legal também.

Skank
Um caminhão de sucessos diante do pôr-do-sol de Ouro Preto. Um show que dificilmente vou colocar para assistir, mas que se eu entrar num lugar que tiver tocando vou gostar. A banda é muito competente.


ACÚSTICO MTV
Titãs
Os Titãs foi uma das minhas bandas prediletas na infância. Até hoje gosto de tudo que eles lançaram entre o Cabeça Dinossauro e o Titanomaquia. O Acústico MTV representa a morte do grupo. Foi o começo da fase decadente que dura até hoje. Mas reouvindo, os arranjos feitos pelo talentoso Jaques Morelenbaum soam até que aceitáveis. Se a banda tivesse parado aqui tava ótimo.

Gilberto Gil
Durante muito tempo, quando pensava no Gilberto Gil a imagem que me vinha era a dele nesse acústico, com sua roupa vermelha, tocando aquele groove matador de "Expresso 2222". Confesso que tive uma fase de pegar bode, mas escutado hoje é muito bom (cheguei a me emocionar ouvindo "Drão"). Também, olha a banda: Arthur Maia, Jorginho Gomes, Celso Fonseca, Marcos Suzano e Lucas Santtana.

Cássia Eller
A explosão comercial e o último suspiro de uma artista talentosa e irreverente. Uma das melhores interpretes da música popular brasileira dos últimos 30 anos. Gosto do repertório e dos arranjos, embora menos explosivo se comparado ao que ela tinha feito até então. É acústico, normal.

Jorge Ben Jor
Foi meu primeiro contato com a obra desse compositor singular e instrumentista de mão cheia. Ótimo show e banda(s).

Charlie Brown Jr.
Eu tinha 13 anos e os Raimundos (minha banda predileta na época) estava no leito de morte. Sendo assim, o acústico do CBJR preencheu essa lacuna. As composições podem até não ser grande coisa (e realmente não são), mas a performance (dentre da proposta) é muito boa. Foi a trilha sonora da minha geração.

Paulinho da Viola
O mais alto escalão do samba. Composições maravilhosas, arranjos ultra sofisticados e interpretação belíssima. Não tem erro.

Lobão
O último suspiro de velho Lobo. Bom repertório e arranjos. Se não me engano, a produção é do Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário