quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TEM QUE OUVIR: Raul Seixas - Krig-ha, Bandolo! (1973)

Em 1973, diante de uma truculenta ditadura militar, o rock se aquietava perante o grande público numa estagnação pós-Tropicália. Até então, a explosão vanguardista dos companheiros de Caetano Veloso e a inocência datada da Jovem Guarda, eram as únicas grandes manifestações rockeiras de grande alcance em terras tupiniquins. Foi então que o baiano Raul Seixas - até então produtor da CBS e cantor de pouco alcance comercial -, em um surto de criatividade, gravou essa pérola da discografia nacional batizada Krig-ha, Bandolo!


O que antes era apenas o grito do Tarzan, virou o grande berro da música popular brasileira. A inacreditável "Introdução: Good Rockin' Tonight", contendo uma gravação caseira de um ainda pirralho Raulzito cantando Elvis Presley, é um verdadeiro tesouro do rock nacional. Já crescido, Raul escreveu seus próprios petardos rockeiros, vide as espetaculares "Al Capone" e "Rockixe", essa última bastante grooveada, com direito a arranjo de metais.

Sua influência de Bob Dylan está nos seus folks "How Could I Know", "Cachorro Urubu" e "As Minas do Rei Salomão", faixa essa em que Raulzito deixa claro que não tinha limites narrativos, ainda mais estando na companhia de um ainda insano Paulo Coelho.

Dentre inúmeros clássicos de sua carreira, está a incomparável "Mosca Na Sopa", que revela muito da personalidade do Raul, tanto em sua letra inquieta, quanto no seu instrumental que funde o rock n' roll com uma brasilidade típica da Bahia, das rodas de capoeira e ponto de macumba. Vale se atentar ao sintetizador - instrumento até então pouco utilizado no Brasil -, simulando o som da mosca.

É inacreditável como a sonoramente preguiçosa "Metamorfose Ambulante" consegue ser tão popular quanto reflexiva. Essa facilidade com as palavras explica o alcance que sua música alcançou.

Mas nada se compara a "Ouro de Tolo", uma emblemática composição de letra achincalhadamente desiludida - e extensa, cantada quase como um rap, sendo uma resposta ao milagre econômico -, dona de lindo arranjo - um pastiche das canções bregas - e dramaticidade comovente/irônica. Qualquer semelhança com "Set You Free This Time" dos Byrds não é mera coincidência.

Embora com outros inúmeros exemplos de rock feitos anteriormente no Brasil, Krig-ha, Bandolo! abriu portas para tudo que possa ser considerado genuinamente rockeiro no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário