quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bandas/Artistas da Argentina

Neste fim de semana vou para a Argentina. Para entrar no clima país, reouvi alguns bons sons produzidos por nossos vizinhos. Aqui vão algumas bandas/artistas que estão entre minhas prediletas.

Obs: Lembrando que o Carlos Gardel, por mais que seja um símbolo cultural da Argentina, nasceu na França.

Charly e Spinetta

Los Gatos
Cada país da América Latina tem sua Jovem Guarda. Na Argentina, o Los Gatos é o maior representante do momento embrionário do rock. Confesso que não faz minha cabeça, embora tenha sua graça.

Sui Generis
É incrível como o rock argentino da década de 1970 conseguiu popularidade e longevidade em seu país, ao contrário do rock brasileiro do mesmo período (inevitável comparação). Sui Generis foi a banda liderada pelo genial Charly García em parceria com o Nito Mestre. As maravilhosas composições transitam pelo folk rock e rock progressivo. A sofisticação é latente. Um grupo que inicia a carreira com "Canción Para Mi Muerte" já tem nossa atenção roubada.

Lá Máquina de Hacer Pájaros
Outro projeto do Charly García. O debut do grupo é um dos melhores discos do rock argentino. Sonoramente é muito calcado no rock progressivo.

Serú Girán
Trazendo na linha de frente o Charly García (novamente ele!) e o David Lebón, o grupo é uma das maiores referências do rock argentino. Suas composições são tão arrojadas quanto acessíveis. O baixista Pedro Aznar é um monstro. Adoro o álbum Las Grasa De Las Capitales (1979).

Almendra
Equivalente aos Mutantes no Brasil, essa banda liderada pelo genial Luis Alberto Spinetta tem em seu disco de estreia um dos principais pilares para o rock argentino.

Pescado Rabioso
Impossível citar apenas um grupo do Spinetta. Artaud (1973), disco do Pescado Rabioso, será sempre minha primeira recomendação quando se trata do rock argentino. Mais uma vez com influência do folk rock e do rock progressivo.

Invisible
Projeto ambicioso do Spinetta que transita entre o rock progressivo e o jazz-rock. Isso sempre com o lirismo de um grande compositor. El Jardín De Los Presentes (1976) é um disco espetacular.

Spinetta Jade
Já na década de 1980, o mestre do rock argentino montou o Spinetta Jade, projeto com enorme influência do jazz rock, aor, rock progressivo e pop. Não deixem de escutar o Bajo Begrano (1983). Ali fica clara a complexidade e a beleza de suas composições.

Color Humano
Ótimo grupo formado após dissolução do Almendra. Muito cultuado pelos fãs de rock psicodélico e hard rock setentista.

Aeroblus
Banda sensacional do guitarrista Pappo. O baterista deste poderoso power trio é o Rolando Castello Junior, mítico rockeiro brasileiro que passou pelo Made In Brazil e que encabeça a Patrulha do Espaço há mais de 30 anos. "Vamos A Buscar La Luz" é uma das minhas faixas de hardão prediletas.

Pappo's Blues
Grupo do lendário guitarrista. Seu disco Vol. 3 é uma pedrada. Para muito, um dos melhores guitarrista de rock de toda a América Latina. Na Argentina é uma unanimidade. 

Manal
Banda do exuberantes guitarrista Claudio Gabis. No homônimo disco de estreia lançado pelo grupo em 1970, é possível encontrar passagens quase jazzísticas. Muito bom.

Crucis
Quando o assunto é rock progressivo na América Latina, de imediato lembro de duas bandas: Som Nosso de Cada Dia (Brasil) e Crucis (Argentina). Flerta com o hardão.

Billy Bond y La Pesada del Rock and Roll
Lembram do figuração Billy Bond, o argentino com passagem pelo Joelho de Porco? Pois então, ele tem uma longa história pelo rock argentino, sendo esse grupo um destaque. Confesso que não ouvi tanto, embora ache bem legal o que conheço.

M.I.A.
Não confundir com a rapper inglesa. Essa banda de rock progressivo argentina é sensacional. A sigla do nome significa Músicos Independientes Asociados. O disco Cornonstipicum (1978) é uma quebradeira espetacular. Tem passagens orquestradas bem bonitas também.

Arco Iris
Banda muito legal liderada pelo Gustavo Santaolalla. O disco Sudamérica o el Regresso a la Aurora (1972) é uma espetacular ópera rock que une rock progressivo e folk com a tradição da música argentina. Preciso conhecer outros trabalhos deles.

V8
Como em qualquer outro lugar do planeta, a Argentina também ofereceu heavy metal ao mundo. V8 é um dos melhores grupos argentinos neste segmento. Tem muito de Motörhead e Saxon no som da banda. Luchando por el Metal (1983) é um clássico do gênero na América Latina.

Sumo
Com influências de punk, new wave, reggae e rock alternativo, o Sumo se tornou uma das maiores bandas da Argentina. Os discos Divididos Por La Felicidad (1985), Llegando Los Monos (1986) e After Chablon (1987) são bem bons. Tremenda sequência. Infelizmente a banda teve um fim prematuro devido a morte do líder/vocalista Luca Prodan, ainda hoje cultuado no país.

Soda Stereo
Dentro duma linha pop rock, não há disco lançado na década de 1990 na América Latina melhor que o Canción Animal (1990) do Soda Stereo. Ainda assim, meu predileto é o Dynamo (1992), de peso atmosférico perfeitamente alinhado a cena shoegaze. Vale lembra que a banda foi das mais populares de rock neste continente. O Gustavo Cerati era um compositor/vocalista/guitarrista muito acima da média, dito isso, vale dar uma atenção também ao seu aclamado álbum solo Bocanada (1999).

Fito Paez
Dispensa grandes apresentações. Um dos poucos artistas da América Latina que consegue lotar casas de shows no Brasil. Grande compositor, tendo inclusive sido regravado pelo Caetano Veloso. El amor después del amor (1992) fez muito sucesso.

Patricio Rey y sus Redonditos de Ricota
Sabe aquela paixão tão admirável que os argentinos demonstram no futebol? Pois então, ela traduz a ligação do público com o Redonditos de Ricota, banda não menos que venerada na Argentina. Indio Solari é praticamente um Maradona do rock. Oktubre (1986) é um tremendo disco, com a estética do pós-punk e temas politizados.

Los Fabulosos Cadillacs
Com elementos de rock inglês, ska, tradição argentina e até mesmo ritmos brasileiros (ao menos no hit "Matador"), Los Fabulosos Cadillacs é um dos grupos de maior prestígio na Argentina. Vale dar uma atenção extra ao disco Fabulosos Calavera (1997). É muito astral, muito groove, muita criativadade.

El Mató A Un Policía Motorizado
Para não dizerem que eu fiquei restrito ao passado, eis uma banda atual de indie rock. Tem conquistado grande público, inclusive no Brasil. É bem bacana.

Astor Piazzolla
E já que o assunto é Argentina, convém ouvir um tango, ainda mais se executado pelas mãos do grande mestre do estilo. Sem dúvida um dos maiores instrumentistas da América Latina.

Mercedes Sosa
Vale ainda lembrar Mercedes Sosa, uma das vozes mais conhecidas da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário