terça-feira, 6 de agosto de 2013

Revivendo a cena punk hardcore da década de 1980 - Os obscuros

*Este post é uma continuação do "Revivendo a cena punk/hardcore da década de 1980 - Os clássicos" (clique aqui e leia).

Acabei de ler This Is a Call: a vida e a música de Dave Grohl, livro divertido que conta não só a trajetória de um dos mais importantes músicos do rock dos últimos 25 anos, mas também de toda a cena punk hardcore americana da década de 1980. Acabei entrando em contato com grupos que nunca tinha ouvido falar. Fica aqui os meus destaques.

As bandas que mais gostei são exatamente as bandas do Dave Grohl. Se antes eu já adorava o seu trabalho, agora admiro ainda mais. Veja os próximos três vídeos abaixo e entenda um pouco do porque:

Mission Impossible
Banda de hardcore do Dave Grohl quando ele tinha apenas 15 anos. Meio na linha do Bad Brains. Obs: Tem no youtube, mas não estou conseguindo postar aqui.

Dain Bramage
Um trio ainda com características punk, mas com um som melhor arranjado. Chega a ter traços do Foo Fighters. Neste vídeo sensacional ao vivo, ele apenas com 16 anos já demonstra muita pegada, criatividade e presença de palco.

Scream
Lendária banda da cena, que com a entrada do Dave ficou ainda melhor. Em algumas canções chega a lembrar o Led Zeppelin, o que definitivamente não é pouca coisa. Na canções aqui postada, está o primeiro registro vocal do Dave Grohl. Vale lembrar que o João Gordo chegou a ter contato com Dave nesta época.

Agora duas bandas que não pertencem ao Dave Grohl, mas que também tem futuros "astros" (ou quase isso):

Hose
A banda não é grande coisa, mas foi muito legal ver que o Rick Rubin, meu produtor predileto, tovaca guitarra nesse grupo. Vale conhecer.

Pussy Galore
Banda importante, legal e estranha, que tinha como integrante o Jon Spencer, aquele mesmo que anos depois formaria o Blues Explosion. Eles eram de uma cena mais "escatológica" do punk e usavam instrumentos inusitados. É sensacional.

Começo agora a ler o Mate-me Por Favor, lendário livro sobre o punk rock que criminosamente nunca li. Espero que essa leitura me leve a novos sons, e se assim for, certamente compartilharei aqui com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário