sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Revivendo a cena punk hardcore da década de 1980 - Os clássicos

Acabei de começar a ler This Is A Call: a vida e a música de Dave Grohl, do Paul Brannigran. Após 100 páginas fui obrigado a dar uma pausa. Não porque estava desinteressante. Mas é que essa primeira parte do livro me enviou diretamente para o efervescente cenário punk hardcore, que aconteceu entre 1977 e 1984. Sendo assim, me deu a vontade de ouvir algumas bandas emblemáticas deste período.

Dead Kennedys
Banda seminal liderada pelo Jello Biafra. Dispensa maiores apresentações.

Bad Brains
Quatro negões adeptos da cultura rastafári, cheios de atitude e fazendo um som ultra rápido com pitadas de reggae. Ler relatos de devoção do Dave Grohl sobre a banda é muito legal. Espetacular!

Minor Threat
No livro fica explicito a força do ativista/líder Ian MacKaye para toda a cena hardcore da época, ao mesmo tempo em que combatia a ignorância dos fãs do estilo. O ultra influente Minor Threat (e anos depois o Fugazi) traz toda essa "inteligência" ao movimento.

Black Flag
Damaged (1981) é realmente um álbum clássico, mas as guitarras pesadas, atonais e cacofônicas do pitoresco Greg Ginn no disco My War (1983) é que mais fazem a minha cabeça. Fora que o Henry Rollins é um dos melhores frontman do rock. Minha banda predileta desta época/estilo.

Minutemen
Banda fantástica de sonoridade singular. Merece sempre ser reouvida. Mike Watt é sem dúvida o maior baixista da história do punk rock.


Rites Of Spring
Eis o "verdadeiro" emocore. Visceral e sensível, mas sem ser bundão.
 

Hüsker Dü
Cultuado trio encabeçado pelo Bob Mould. Muito mais melódico e palatável que os citados anteriormente. Ótima e influente banda.

Essas são as bandas mais conhecidas citadas no livro. Vou fazer uma pesquisa sobre alguns grupos obscuros (ao menos para mim), inclusive os que o próprio Dave Grohl integrou e trago num próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário