quarta-feira, 3 de julho de 2013

TEM QUE OUVIR: The Who - Quadrophenia (1973)

Poucos grupos contém uma discografia tão espetacular quanto o The Who. Em meio a inúmeros clássicos, existem aqueles álbuns que ficam no segundo escalão, embora adorados pela crítica, fãs e integrantes da banda. É nesta posição que se encontra Quadrophenia (1973), sexto lançamento de estúdio do grupo.


Para muitos, Quadrophenia é o aperfeiçoamento do conceito de ópera rock, iniciado pela banda no emblemático álbum Tommy (1969). A diferença é que aqui o conjunto da obra soa ainda mais coeso, mais bem arranjado, produzido e com composições rebuscadas narrando uma história enlouquecedora.

A história se passa em torno do personagem Jimmy, um típico jovem mod inglês do final da década de 1960. Ele é esquizofrênico e sofre de personalidade quádrupla, sendo que cada uma delas representa um dos integrantes dos The Who. O enredo trata de dilemas pessoais, principalmente frustrações e inseguranças, o que torna o conceito do trabalho atemporal e o personagem de fácil identificação. Além disso, existe na história o famigerado conflito entre rockers e mods. Na obra, Jimmy tem um destino abstrato rumo a uma rocha localizada no meio do oceano após seus pais encontrarem anfetamina no seu quarto. Toda essa narrativa alucinante é cantada impecavelmente pelo carismático Roger Daltrey.

Falar das qualidades musicais dos integrantes do Who é chover no molhado. O líder Pete Townshend brilha na criação e nos arranjos da obra, ainda que seu subestimado talento como guitarrista se sobressaia em diversos momentos (vide "Quadrophenia"). O fraseado peculiar e timbre gigantesco do baixista John Entwistle não fica para trás em "The Real Me". Já o lunático Keith Moon é sempre inspirado e energético, se sobressaindo em composições como "The Punk And The Godfather".

Entre outras canções que saltam aos ouvidos estão "Cut My Hair", "I'm One", "The Dirty Jobs", "5:55", "Doctor Jimmy" e, obviamente, a majestosa "Love Reign O'er Me", todas exemplos da genialidade do grupo.

Quadrophenia é mais um apoteótico trabalho de uma das grandes bandas do século XX. Ouvir The Who é entrar em contato com uma narrativa rica e musicalidade extraordinária. 

Um comentário:

  1. The Who foi um divisor de aguas do Punk Rock ao Heavy Metal, New Wave. Essencial em qualquer discoteca que se preze!!

    ResponderExcluir