quarta-feira, 10 de julho de 2013

TEM QUE OUVIR: Mott The Hoople - Mott (1973)

São muitos os grupos que ficaram encobertos pelo sucesso de outros artistas, ainda que os músicos prestigiados fossem devotos assumidos das tais bandas renegadas. No auge do glam rock, enquanto David Bowie reinava - com justiça -, seu ídolo Ian Hunter desfrutava de um breve sinal de prestigio com sua banda Mott The Hoople e seu penúltimo disco, o hoje clássico Mott (1973).


Ajudados pelo Bowie no disco anterior, o ótimo All The Young Dudes (1972), restou ao Mott não decepcionar a critica e os fãs, que agora se curvavam para o grupo. E não decepcionou! O trabalho foi o maior sucesso comercial da banda e é ainda hoje visto com bons olhos, sendo um dos álbuns mais importantes do glam rock.

Mott pode ser resumindo como ótimas composições em excelente arranjos. Veja por exemplo "All The Way From Memphis", faixa que abre o disco com frases de guitarras ultra melódicas - num estilo pré Brian May - executadas pelo talentoso Mick Ralphs, que anos depois faria parte do Bad Company. A fórmula ótimos riffs + delicadas intervenções de guitarra se repete na épica "Drivin' Sister", com direito a um solo cinematográfico.

Somando enormes riffs de guitarras com pesados timbres de pianos, a banda traz para simples temas de hard rock um clima quase teatral, vide as fantásticas "Honaloochie Boogie" e "I'm A Cadillac/El Camino Dolo Roso". Já "Whizz Kid" abusa discretamente de sintetizadores modernos, dando ar futurista para a composição.

Ian Hunter, típico herói do rock injustiçado, exibe seu vocal singular e versátil na bela "Ballad Of The Mott The Hoope", na quase gospel "Hymn For The Dudes" e na agitada "Violence" (exemplo de como compor/arranjar/executar/produzir uma simples canção de hard rock). 

Produzido pela própria banda, que continha os experientes Pete "Overend" Watts (baixista) e Dale "Buffin" Griffin (bateria) - que anos depois trabalhariam com The Cult, Hanoi Rocks e Lenny Kravitz -, Mott condensa o que de melhor foi feito no rock na década de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário