terça-feira, 16 de julho de 2013

Perambulando entre Patativa do Assaré e Wilson Batista

Existe um fenômeno que, se não exclusivo do Brasil, é mais evidente por aqui (ao menos para mim). Falo da enorme quantidade de geniais compositores que pouco gravaram. Alguns tiveram suas obras registradas definitivamente após décadas sendo cantadas na vozes de outros interpretes.

Hoje discorrerei brevemente sobre dois grandes artistas da autentica música popular brasileira. Falo do poeta Patativa do Assaré (que morreu há exatos 11 anos) e do carioca Wilson Batista (estamos no mês do seu centenário).

PATATIVA DO ASSARÉ


Patativa do Assaré (05/04/1909 - 08/07/2002) foi um poeta popular nascido no Ceará, sendo considerado umas das principais figuras da cultura nordestina. Quando jovem foi um repentista de primeira grandeza, chamando atenção logo cedo para seu talento artístico. 

Embora sua obra esteja ligada quase que exclusivamente a poesia, ele teve poemas musicados por gente como Luiz Gonzaga (escute abaixo "A Triste Partida"). 


Raimundo Fagner produziu um espetáculo de Patativa do Assaré em 1979, que posteriormente saiu em formato de LP nomeado Poemas e Canções. Embora não seja o tipo de arte que mais faça minha cabeça, vale dar uma conferida. Considero até mesmo obrigatório para todo brasileiro que quer fazer... RAP (!!!).

WILSON BATISTA


Wilson Batista (03/07/1913 - 07/07/1969) foi um compositor de samba e marchinhas. Era um típico boêmio/malandro carioca. Teve seu gigantesco trabalho gravado por nomes como Francisco Alves, Ataulfo Alves e Silvio Caldas, mas tornou-se atemporal mesmo foi na voz de Paulinho da Viola, vide "Meu Mundo É Hoje (Eu Sou Assim)" e "Nega Luzia".

É constantemente lembrado como rival do genial Noel Rosa. Essa rixa deu origem a diversas músicas. Do lado do Wilson estava "Lenço No Pescoço", "Mocinho Da Vila", "Conversa Fiada" e a maldosa "Frankenstein Da Vila". Já Noel retrucava com "Rapaz Folgado" e "Palpite Infeliz". O duelo chegou ao fim com a canção "Deixa De Ser Convencida", com letra de Noel e melodia de Wilson, selando a amizade entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário