quarta-feira, 5 de junho de 2013

TOP 5: Grandes guitarrista "brasileiros" que "não são" brasileiros

"Mas que raio de título é esse? Ou o cara é brasileiro ou não!", diz algum desavisado. Entretanto, um caso curioso sempre me chamou atenção. Existem quatro grandes nomes da guitarra brasileira, que construíram suas respectivas carreiras aqui no Brasil, mas que nasceram em outros países. Eles são frequentemente listados como grandes guitarristas brasileiros sem sequer serem daqui. Usarei então essa curiosidade como oportunidade para escutarmos esses grandes músicos. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

01 - Lanny Gordin
O comumente chamado de "Hendrix brasileiro", sequer é brasileiro. Filho de pai russo e mãe polonesa, Lanny Gordin nasceu na China e viveu parte da sua infância em Israel. Mas foi no Brasil que tornou-se um requisitado músico, gravando discos históricos com os principais nomes da Tropicália (Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil). Sua participação no debut do Jards Macalé é genial. Sem dúvida um dos maiores ícones da guitarra do nosso país. Pessoalmente, o meu predileto.

02 - Nuno Mindelis
Um dos principais nomes do blues nacional. Nuno Mindelis foi eleito pela revista americana Guitar Player como o melhor guitarrista de blues no ano de 1998. Mas ele nasceu na Angola, morou no Canadá até quase os 20 anos e só depois veio pro Brasil. De qualquer forma, quando forem listar os principais discos brasileiros, não se esqueçam do Texas Bound (1996).

03 - Victor Biglione
Victor Biglione tocou com Luiz Melodia, A Cor do Som, Moraes Moreira, Wagner Tiso, Cássia Eller... mas apesar desse sotaque tão versátil e brasileiro, ele é argentino. Sua guitarra é referência de bom gosto para músico como Andy Summers (The Police).


04 - Torcuato Mariano
Torcuato Mariano é outro que nasceu na Argentina, mas que adotou o Brasil como lar sonoro. Com seu fraseado fortemente influenciado pelo jazz e r&b, Torcuato acompanhou diversos nomes da música brasileira, como Lobão, Cazuza, Gal Costa, Ivan Lins e Djavan. Sua carreira solo e seu trabalho como produtor e arranjador também merece atenção.

05 - Leonardo Amuedo
É verdade que todos sabem que o Amuedo é uruguaio, mas já que ele acompanhou nomes como Caetano Veloso, Dori Caymmi, João Bosco e principalmente Ivan Lins, achei importante ele estar aqui na lista marcando presença. Excelente instrumentista!

Uma curiosidade: Sabe o Aquiles Priester, ex-baterista do Angra? Pois então, ele nasceu na Africa do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário