quinta-feira, 6 de junho de 2013

TEM QUE OUVIR: PJ Harvey - Rid Of Me (1993)

Em 1993 o grunge estava no auge. A Inglaterra precisava de uma resposta equivalente e imediata. Eis que espontaneamente surge PJ Harvey. Seu segundo disco, Rid Of Me, é o tapa furioso feito pela última grande artista mulher do rock.


PJ Harvey seduz pela estranheza. Suas músicas são narrativas de uma mente conturbada diante de diversos conflitos. Entre os melhores exemplos dessa poesia problemática está "Missed". Tudo isso foi exposto radicalmente neste disco produzido em parceria com Steve Albini, produtor cultuado de discos como Surfer Rosa do Pixies e In Utero do Nirvana. 

A faixa "Rid Of Me" é sexualmente chocante. Ao intercalar suspiros e uivos roucos a frase "lick my legs, I'm on fire", PJ causou um desconforto adorável. Seu desejo por um amor perverso é aflorado em canções como "Legs", "Rub 'Til It Bleeds" e "Ecstasy".

A sonoridade da guitarra chama atenção pela sua crueza lo-fi, como pode ser percebido em "Hook". Musicalmente os arranjos são calcados no blues rock, ainda que tocado com atitude punk, vide "50ft Queenie". Mas não existe regra. Uma hora nos damos de cara com a experimental/maluca "Man-Size Sextet", para logo depois surgir a pesada versão para "Highway 61 Revisited" do Bob Dylan.

Discretamente e corajosamente, PJ Harvey construiu uma carreira sorrateira, tonando-se uma das grandes artistas do seu tempo. Rid Of Me é um dos primeiros capítulos dessa história e precisa ser apreciado com atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário