sexta-feira, 28 de junho de 2013

TEM QUE OUVIR: Metallica - Kill 'Em All (1983)

O lançamento de Kill 'Em All (1983), álbum de estreia do Metallica, pode ser considerado um verdadeiro golpe do heavy metal contra tudo e todos. Ao fundir as melodias da NWOBHM (principalmente Diamond Head) com a atitude punk, o grupo inaugurou o thrash metal, chutando para escanteio a própria NWOBHM, além se opor ao também novato hard rock oitentista. Kill Em All inaugurou a podreira, representada na violência de riffs embriagados por cerveja quente. O álbum é a trilha sonora das ruas de São Francisco.


Mesmo antes do lançamento do disco, a banda já era conhecido no circuito thrash e começava a despontar para o público como grande nome da cena Bay Area. Assim como as apresentações ao vivo, sua participação na coletânea Metal Massacre causou grande burburinho. E é justamente a mesma faixa presente na compilação que abre o Kill 'Em All. Falo da excelente "Hit The Lights", de refrão poderoso e ritmo "motörheadiano".

Ainda que com limitações técnicas, a energia presente no álbum é gigantesca. A quantidade de riffs avassaladores é absurda, vide "Jump In The Fire", "Phantom Lord", "No Remorse" e, principalmente, a clássica "Seek And Destroy". Todas essas canções fazem de James Hetfield um dos guitarrista rítmicos mais influentes do rock. Suas palhetadas abrasivas ainda hoje soam impressionantes.

A voz rasgada de James também fez escola. Ainda que tosca, ela é perfeita para a letra de "The Four Horsemen", que pode até ser interpretada como uma metáfora para o que viria a ser no futuro o Big 4 do thrash metal. Já o solo veloz do recém chegado Kirk Hammett (ex-Exodus), supre com personalidade a ausência do recém demitido Dave Mustaine, futuro líder do Megadeth e, até pouco tempo atrás, rival direto do Metallica.

A velocidade de músicas como "Motorbreath", "Metal Militia" e "Whiplash" era um diferencial numa época em que o heavy metal era ritmicamente arrastado. A bateria de Lars Ulrich pode até ser tecnicamente limitada, mas é insana. 

Entretanto, o que mais impressiona é o timbre imundo (coberto por de wah-wah e distorções) se aliando a ótimas melodias proporcionadas pelo influente baixista Cliff Burton. Tais características ficam explicitas na cultuada "(Anasthesia) Pulling Teeth".

Mesmo lançando discos tecnicamente melhores nos anos seguintes, Kill 'Em All continuar sendo o predileto entre os fãs old school do Metallica, justamente por representar a estética/atitude headbanger oitentista. Independentemente das preferências, uma coisa é certa: a partir daqui o heavy metal nunca mais foi o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário