quinta-feira, 9 de maio de 2013

TOP 5: Discos para dormir ouvindo

Minutos antes de deitar, sempre me surge a dúvida: "vou dormir escutando o que?". Parece doentio (e talvez seja), mas após tornar-se rotineiro comer, tomar banho e fazer qualquer outra tarefa diária ouvindo música, me acostumei também a dormir da mesma forma.

Para quem quer lapidar este costume, recomendarei alguns discos - tem que ser disco, música avulsa é para amadores - de fácil agrado na hora do sono.

Caso você nunca tenho escutado os álbuns aqui citados, provavelmente não conseguirá dormir de imediato, tamanha a capacidade das músicas prenderem a atenção do ouvinte. Todavia, para quem já os conhece, funciona maravilhosamente no momento do repouso.

Obs: não recomendarei nada muito barulhento, embora as vezes durma ao som de Deftones e Meshuggah. Também deixarei de lado trabalhos eruditos, porque se não a lista ficaria imensa.

Obs 2 e óbvia: escutem os discos também acordados, foi para isso que eles foram feitos e os exemplos citados merecem atenção.

01: Leonard Cohen - Songs Of Love And Hate (1971)
Belas passagens de violão, arranjos lindos e letras encantadoras interpretadas pontualmente pelo Cohen. Coisa fina.

02: Neil Young - Harvest (1972)
Clássico! É dos disco do Neil Young de abordagem mais acústica, direcionado ao folk. Há ainda um teor um tanto quando depressivo. Um dos meus álbuns prediletos do artista.

03: Pink Floyd - Atom Heart Mother (1970)
Alguns tolos dizem que rock progressivo é tão chato que cura insônia. O mesmo é dito (pelos mesmos tolos) sobre música orquestrada. Imagine agora um disco que começa com uma faixa de mais de 20 minutos que mistura ambos atributos. É uma maravilha.

04: Radiohead - Kid A (2000)
Esse vai para quem curte algo mais "experimental" (na falta de uma palavra melhor) na hora de dormir. Com belas produções em linguagem eletrônica, é reconfortante se entregar as camadas sonoras aqui presentes. É uma bela viagem sônica.

05: Wilco - Sky Blue Sky (2007)
Disco lindo! Já falei dele inúmeras vezes neste blog, mas é sempre bom reafirmar a beleza das composições aqui presentes.

Desire do Bob Dylan, Exodus do Bob Marley, Phaedra do Tangerine Dream, Dummy do Portishead, Moon Safari do Air, Post da Björk, Grace do Jeff Buckley e Ágaetis Byrjun do Sigur Rós também são boa pedida.

Sem mais. Bons sonhos.

Um comentário:

  1. Engraçado, pensava que era só eu quem tinha essa mania, ou esse vício. Cá estou eu agora procurando algo para ouvir e resolvi recorrer à alguma lista. Caí aqui, e gostei das recomendações.

    ResponderExcluir