quinta-feira, 16 de maio de 2013

TEM QUE OUVIR: Dio - Holy Diver (1983)

O heavy metal é um estilo de inúmeras subdivisões. Todavia, seja a mais experimental ou mais agressiva, todas agregam doses do heavy metal tradicional feito por grupos do começo da década de 1980. Um desses grupos é o Dio - banda, não carreira solo - encabeçada por um já experiente - ex-Elf, ex-Rainbow, ex-Black Sabbath - Ronnie James Dio.


Holy Diver (1983) é o primeiro trabalho do grupo. O disco leva ao mais alto patamar o que o vocalista já havia construído no passado, principalmente com o Rainbow. Ou seja, a banda mergulhou no conceito medieval, inserindo nas letras temas como batalhas, bruxaria, magia, heróis e dragões. Além disso, é possível sentir essa abordagem épica até mesmo no instrumental, exemplificado em diversos riffs cadenciados, vide a clássica "Holy Diver". 

É importante dar atenção também para a ótima ilustração da capa, onde um demônio golpeia com correntes um padre. Ela é a tradução das polêmicas que atingiam o heavy metal na época.

Ainda que o grupo seja indiscutivelmente de heavy metal e tenha músicas bastante pesadas para a época, escutado hoje a sonoridade não parece tão radical. Muito pelo contrário, canções como "Rainbow in The Dark" tornaram-se hinos até mesmo dentro da programação conservadora das rádios de rock. Isso acontece graças a ênfase melódica se sobressaindo a qualquer estereótipo de agressividade. Dá até pra conjecturar a opção por um riff de teclado como um resultado do synthpop da época.

Outro fator que torna o álbum ainda hoje interessante é a qualidade técnica da banda, que continha em sua formação o já lendário baterista Vinny Appice (ex-Black Sabbath, irmão do Carmine Appice), o baixista Jimmy Bain (ex-Rainbow), o virtuoso guitarrista Vivian Campbell, além é claro da voz imponente de Ronnie James Dio, extremamente técnica, de timbre peculiar, dobras perfeitas e interpretações primorosas. A empolgante abertura de "Stand Up And Shout" evidencia tais qualidades.

Entre as faixas que ainda merecem menção estão as espetaculares "Gypsy", "Straight Throught The Heart" e "Invisible".

Esse grande disco é referência ainda hoje para qualquer banda que venha a pensar em fazer música pesada, seja pelas composições, execução, produção - o álbum foi gravado no lendário Sound City -, ou simplesmente por carregar a magia mística do heavy metal.

Um comentário:

  1. Holy Diver representa tudo de melhor que o saudoso Ronnie James Dio deixou para o heavy metal e para a história da música como um todo. Esse é daqueles trabalhos que já nasceram com status de clássico!

    ResponderExcluir