domingo, 24 de março de 2013

TEM QUE OUVIR: Johnny Winter - Still Alive And Well (1973)

Serei sucinto: quando o assunto é blues rock, Johnny Winter é quem dá as cartas. Eu sei, Cream e ZZ Top quebram tudo, mas escute Still Alive And Well e admire o mais alto degrau que a guitarra pode alcançar dentro do estilo.


O álbum foi o primeiro a ser gravado após o lendário albino livrar-se (temporariamente) das drogas. Isso explica sua voz impecável e execução primorosa na guitarra, que fez dele um dos grandes ícones do instrumento.

As duas faixas que abrem o disco, "Rock Me Baby" e Can't You Feel It", são extremamente vigorosas, apresentando frases recheadas de bends, capazes de enlouquecer os fãs de blues e rock setentista. Sua aula de guitarra se prolonga por todo o álbum, vide o slide matador na fantástica "Rock & Roll" e pesado riff de "All Tore Down".

Johnny Winter debulha em "From A Buick 6" (Bob Dylan), que ganhou aqui uma versão energética. Outra regravação que chama atenção é "Let It Bleed" dos Rolling Stones. Alias, a dupla Jagger/Richards chegou até mesmo a ceder uma composição exclusivamente para Winter, falo da ótima "Silver Train". 

Mas nem só de petardos é feito o álbum, vide a maravilhosa "Cheap Tequila", uma das grandes baladas do rock.

Dentre tantos talentosos músicos envolvidos neste trabalho estão Rick Derringer (parceiro de Edgar, irmão de Johnny Winter), o pianista Moogy Klingman (que tocou na banda Utopia, do Todd Rundgren), além dos próprios Edgar Winter e Todd Rundgren.

Esse é um dos grandes álbuns da história da guitarra blues, curiosamente tocado por um branquelo albino e vesgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário