sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Músicas carnavalescas

Encararei este post como um desafio. Tentarei reunir aqui as melhores músicas carnavalescas possíveis.

Pode parecer fácil para quem é amante ou pesquisador do tema, mas para mim é difícil, principalmente devido a ruindade dos famosos hits do verão que se propagam nesta época do ano. Todavia, é sempre interessante fugir da zona de conforto. Ao menos uma vez por ano não custa abrir mão do Motörhead e socializar ao som de algo diferente.

Mente aberta, parcimônia e alegria!

Marchinhas de Carnaval
Independentemente de eu achar um porre coisas como "a pipa do vovô não sobe mais", existem marchinhas que são verdadeiras pérolas. Dentre as que destaco estão "Aurora" (Mario Lago), "O Abre Alas" (Chiquinha Gonzaga), "O Teu Cabelo Não Nega" (Lamartine Babo), "Me Dá Um Dinheiro Aí" (com direito a quase guturais do Moacyr Franco) e a histórica interpretação da Carmen Miranda para "Mamãe Eu Quero". Todavia, é tendência atual os sensíveis arautos da moralidade sentirem-se ofendidos com algumas das letras. Tempos estranhos.

Samba-enredo das Escolas de Samba
Samba-enredo é comumente - ou ao menos ultimamente - um festival de mediocridade. Letras, melodias, harmonias, ritmos... é tudo uma repetição. Concordo que ver a bateria da Mangueira ao vivo é muito legal, mas assistir horas de desfiles não me anima. Entretanto, tem UM (anos de carnaval e eu só lembro de um) samba-enredo que me chamou atenção. É o samba-enredo vitorioso do carnaval de São Paulo de 2011, que não por acaso tem um nome bastante propício: "A Música Venceu". Samba e música erudita em homenagem ao maestro João Carlos Martins. Agora, caso você rebate dizendo que os sambas-enredo do passado eram geniais, ai vou ser obrigado a me recolher em minha ignorância e acreditar, restringindo meu conhecimento em "Heróis da Liberdade", feita por João Bosco em 1969 para Império Serrano.

Armandinho, Dodô e Osmar.
O carnaval da Bahia é um dos mais conhecidos no mundo. Mas é curioso observar como o nível caiu bruscamente. Comece com a musicalidade absurda do Dodô e Osmar e as qualidades técnicas de Armandinho. Depois vá para a criação do axé music com Luiz Caldas, o auge artístico do gênero com a Daniel Mercury e posteriormente o auge comercial do Chiclete com Banana e Ivete Sangalo. Tudo isso desencadeou em Claudia Leite e Preta Gil. Que tristeza, não! Bora ouvir o grande Armandinho, que felizmente ainda manda muito bem nos trios elétricos de Salvador.

Frevo
Vertente musical sensacional tipica do carnaval de Recife. Escute a espetacular Spok Frevo Orquestra e curta o melhor da música instrumental brasileira. Simples assim.

Compositores Nordestinos
É facilmente perceptível a influência que a música carnavalesca teve em artistas como Gilberto Gil ("O Canto da Ema"), Caetano Veloso ("Atrás do Trio Elétrico"), Elba Ramalho ("Frevo Meio Envergonhado"), Gal Costa ("Deixa Sangrar"), Alceu Valença ("Anunciação") e até mesmo Raul Seixas ("Aos Trancos e Barrancos"). Dá pra montar uma ótima playlist neste segmento.
Obs: Jorge Ben é carioca, mas não da pra esquecer também de "País Tropical".

É isso. Ninguém pode dizer que não dei uma chance aos sons carnavalescos. Mas se você não tem a mesma paciência, recomendo o post que fiz ano passado sobre "trios elétricos" (confira aqui).

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