quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TEM QUE OUVIR: Aretha Franklin - Aretha: Lady Soul (1968)

Vivemos num tempo em que Beyoncé e Lady Gaga são tidas como "divas" de uma juventude paspalha completamente carente de ídolos. Entretanto, ao contrário das fãs, as cantoras aqui citadas beberem de uma fonte preciosa. A maior delas foi Aretha Franklin, que lançou em 1968 o estupendo Aretha: Lady Soul.


Logo de cara temos Aretha interpretando maravilhosamente a sacolejante "Chain Of Fools". A rockeira "Money Won't Change You" (James Brown) é uma valiosa aula de canto e groove, assim como "Since You've Been Gone", em que o naipe de metais e o coro formado pelas The Sweet Inspirations dão ainda mais força para a canção.

Ainda novata na gravadora Atlantic - recém chegada da Columbia -, Aretha focou o disco na soul music e no r&b. Todavia, é possível encontra-la cantando o clássico do gospel "People Get Ready" (Curtis Mayfield) e a bluseira "Good To Me As I Am To You", com participação de ninguém menos que Eric Clapton na guitarra.

Sua banda cheia de groove brilha nas ótimas "Niki Hoeky" e "Come Back Baby" (Ray Charles), além da preciosa balada "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", dona de espetacular arranjo orquestrado.

Vindo de um já maravilho álbum, o clássico I Never Loved A Man The Way I Love You - forte candidato a um futuro "Tem Que Ouvir" -, Aretha: Lady Soul serviu para cravar definitivamente o nome de Aretha entre as grandes vozes de todos os tempos, tornando-a uma verdadeira diva da música mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário