segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TEM QUE OUVIR: Caetano Veloso - Caetano Veloso (1967)

Que a Tropicália foi um dos movimentos mais criativos da música brasileira todos sabem, mas o que as pessoas esquecem é que os tropicalistas deixaram como registro muito mais que o emblemático álbum/manifesto Tropicalia ou Panis At Circencis (1968). Cada artista lançou discos individuais abordando a mesma estética sonora e visual (vide as capas psicodélicas) do movimento. Caetano Veloso, o mais celebre músico tropicalista (ao lado de Gilberto Gil) e um dos grandes nomes da música brasileira de todos os tempos, pode ser representado em sua discografia inicial pelo seu ótimo trabalho homônimo de 1967.


Na faixa que abre o álbum, a maravilhosa "Tropicália", Caetano diz "eu organizo o movimento". O arranjo do Julio Medaglia, que mescla o erudito ao popular, é pura vanguarda pop. Como cantor ultra melódico e influenciado pela bossa nova que é, Caetano Veloso brilha na bela "Clarice".

O disco tem a presença dos companheiros de tropicalismo. Gilberto Gil divide a composição com Caetano na ótima "No Dia Que Eu Vim-Me Embora". Os Mutantes formam a banda de apoio na psicodélica "Eles" e ganham de presente a frase final da canção ("Os Mutantes são demais"). Enquanto isso, Gal Costa registrou sua voz única em "Clara".

Em "Alegria, Alegria", faixa que tornou-se emblemática após o Festival de 1967, Caetano é acompanhado pela banda argentina Beat Boys. A canção mistura Pop-Art com música de protesto. A guitarra carrega de fuzz fez muito barulho e causou revolta nos mais conservadores, que acreditavam que o instrumento era símbolo do imperialismo americano. 

É maravilhosa a forma com que a psicodelia se funde à música brasileira nas surreais "Anunciação" e "Superbacana". 

"Soy Loco Por Ti America" é um tributo não declarado ao Che Guevara. O fato da composição ter passado ilesa pela censura de um regime militar truculento é brilhante. Infelizmente, Caetano Veloso não passou tão ileso assim, tendo em vista que três anos após o lançamento do disco, ele foi preso e obrigado a deixar o país, encerrando assim o movimento Tropicalista e dando luz ao seu exílio londrino. Mas ai era tarde, o mito já havia deixado seu carimbo na história da música mundial.

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