segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Canções natalinas

Todo fim de ano é a mesma ladainha: "Harehama, há quem ama... O ano termina e começa outra vez", cantada pela Simone na abominável "Então é Natal". Com o intuito de apresentar novas opções para a trilha sonora natalina, postarei algumas boas canções que podem agradar todos os gostos, inclusive dos que detestam o natal. Vamos a elas:

Brian Setzer Orchestra
O espetacular Brian Setzer (eterno Stray Cats) ao lado de uma orquestra típica do jazz swing. Tradicionalismo com pitadas de humor e atitude rockabilly. Na minha opinião, essa é a melhor pedida para o natal. Até "Jingle Bells" soa com frescor na sua versão. Adoraria assistir ao vivo.

Phil Spector
Gravar discos natalinos é comum para artistas americanos e europeus. Do Elvis Presley ao Twisted Sister, passando pelo Jethro Tull e My Morning Jacket, todos com "boas" opções para alegrar o natal. Um dos mais emblemáticos discos natalinos pertence ao polêmico e lendário produtor Phil Spector, com direito a presença das Ronettes, Crystals e a clássica "Christmas (Baby Please Come Home)" da Darlene Love. Se trata do A Christmas Gift For You From Phil Spector (1963). É uma maravilha!

Barbra Streisand
A Christimas Album (1967). Sendo honesto, é um dos poucos discos da mitológica cantora que já ouvi inteiro. Fez enorme sucesso quando lançado. É ainda hoje perfeito para natais conservadores (o que é uma redundância). Pode ter certeza que a música será o menor dos problemas. 

Diana Krall
Não piro no pop jazzistico feito pela Diana Krall, mas seu álbum Christimas Songs (2005) até que não é de todo mal. Os arranjos são bonitos e sua voz extremamente delicada. Com certeza o disco agradará as tias beatas com mais de 60 anos durante a ceia.

Cee Lo Green - "Merry Christmas, Baby"
Um dos poucos artistas da atualidade que soube fazer canções natalinas legais, sendo que "Merry Christmas, Baby" conta com a participação especial do Rod Stewart. Divertido.

Donny Hathaway - "This Christmas"
Uma das grandes vozes da soul music lançou essa pérola. Se não for pra ouvir essa música, nem vale a pena o natal.

José Feliciano - "Feliz Navidad"
O gelo natalino derrete com calor latino do José Feliciano. 

Mariah Carey - "All I Want Christimas Is You"
Quantos discos natalinos a diva pop tem? Eu não faço ideia, mas com certeza dá para selecionar algumas faixas da cantora, nem que seja com o intuito de apresentar a caricatura do natal. Quem não gosta de "All I Want Christimas Is You" é maluco. Tremenda performance vocal, melodia, arranjo, carisma... tudo certo.

The Pogues - "Fairytale Of New York"
Sem pressão para natais felizes. Mas aqui, diante da solidão oriunda de famílias destruídas, a bebida pode ser uma companhia e elevar o astral do dia.

Run-D.M.C. - "Christmas In Hollis"
Faixa muito legal, pra ouvir no carro com os amigos após aquela ceia natalina caída. 

Wham! - "Last Christmas"
Toda a consciência pop do George Michael nessa bela faixa. Tem tudo pra agrada a todos, inclusive sua tia católica homofóbica.

AC/DC - "Mistress For Christimas"
Para os que querem passar um natal mais alcoólatra e rockeiro. Tão bobinha quanto divertida.

Ramones - "Merry Christimas"
Os punks também comemoram o Natal. Uma das poucas baladas punks (e dos Ramones) que gosto.

Slade - "Merry Xmas Everybody"
Música completamente alto astral, dona de ótima melodia. Fez enorme sucesso na Inglaterra. Não tem erro.

Assis Valente - "Boas Festas"
Para os brasileiros mais tradicionais, uma grande composição é a triste "Boas Festas" do Assis Valente. Clássico.

Cassiano - "Hoje É Natal"
Linda faixa que abre o disco Cuban Soul (1976), clássico da black music brasileira. Que voz!

Garotos Podres - "Papai Noel, Velho Batuta"
Hino do punk rock brasileiro. Ótima pedida pra quem não tolera o consumismo desenfreado e elitista que rola nessa época do ano. 

Raimundos - "Infeliz Natal"
E para todos que não seguirem essas recomendações e passarem ouvindo Simone, um 'Infeliz Natal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário