terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Centenário do Luiz Gonzaga

2012 foi recheado de homenagens ao Luiz Gonzaga devido o centenário do brilhante compositor. Ainda que menos expressivo, jamais deixaria de fazer a minha homenagem aqui neste blog.


Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, no estado do Pernambuco, no dia 13/12/1912. Ele soube incorporar em sua obra artística os valores do sertão nordestino, financeiramente pobre, mas rico em sentimentos e cultura.

Não vou aqui fazer um texto contando sua biografia, apenas repartirei com os leitores canções que fizeram de Luiz Gonzaga um dos principais artistas da música popular brasileira. Sua obra é um retrato sonoro do nordeste brasileiro, que cada vez mais tem sua arte difundida por todos os cantos.

Luiz Gonzaga foi e sempre será o maior nome do forró pé-de-serra, seja ele o xote, xaxado ou baião, devido principalmente a qualidade de suas composições. Além de exímio sanfoneiro, é preciso destacar também o seu canto cheio de personalidade. Não por acaso tornou-se influência declarada dos maiores e mais diversos músicos/grupos brasileiros, vide Dorival Caymmi, Dominguinhos, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Sivuca, Raul Seixas, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Fagner, Pepeu Gomes, Quarteto Novo (Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Airto Moreira e Theo de Barros) e até mesmo os Raimundos, além de obviamente todos os artistas/grupos de forró.

Asa Branca
Um dos grandes hinos da música brasileira. Patrimônio cultural imensurável. Sem dúvida a grande parceria do Gonzaga com o Humberto Teixeira.

Assum Preto
Melodia, letra e interpretação das mais tristes que eu já ouvi. Impossível não se emocionar.

Juazeiro
Essa música já animou muita festa pelo Brasil. É uma maravilha.

Baião
Gonzagão chama todos pra dançar através desta convidativa melodia e ritmo certeiro.

O carisma de Luiz Gonzaga agora em vídeo. Tocando e respondendo perguntas de seu filho, o compositor/cantor Gonzaguinha. Filho esse que teve uma relação bastante conturbada com o pai.

Neste centenário, desejo que o triângulo, a zabumba e a sanfona nunca pare. Que o som tipico das Festas Juninas invada esse mês de dezembro em homenagem ao grande Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário