sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bandas fictícias

Bandas fictícias é um fenômeno desde que a industrial musical começou a vislumbrar o dinheiro. Todavia, alguns se aproveitaram e botaram a criatividade a todo vapor, originando grupos influentes e de relevância artística. Veja os exemplos abaixo e entenda melhor essa mundo das bandas fictícias.

The Monkees
Não encarem esse meu comentário no sentido pejorativo, mas a verdade é que The Monkees foi a primeira boyband de todos os tempos. O grupo foi formado pela rede americana NBC, que colocou nos classificados de um jornal a procura por "quatro loucos entre 17 e 21 anos". Foi assim que a banda foi formada para rivalizar na América com os Beatles (!!!). Um mero produto. Sua série de televisão fez enorme sucesso (até mesmo no Brasil). No começo os jovens contratados não tocavam e nem compunham nada, era apenas business. Por outro lado, contavam com os melhores compositores e músicos de estúdio da época. Com o passar do tempo, os outrora apenas atores, alcançaram liberdade artística e tornaram-se músicos respeitados.

The Wonders
Grupo retratado no filme The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996). Vale a menção por conta do super hit "That Thing You Do".

The Archies
Possivelmente o The Archies é o "grupo" precursor das bandas de desenhos animado, do tipo Banana Splits e Josie And The Pussycats, que "faziam" músicas pop, posteriormente batizado de bubblegum pop. Bela sacada do lendário Don Kirshner, o mesmo a compor para o já citado The Monkees. "Sugar, Sugar" foi sucesso na época.

Spinal Tap
Spinal Tap é a banda do filme homônimo. A obra tinha tudo pra ser apenas uma comédia pastelona, mas o enredo era tão próximo da realidade que causou fúrias em artistas consagrados (vide Aerosmith e Van Halen) e influenciou o comportamento de toda uma geração posterior (vide Guns N' Roses e Skid Row).
Obs: Vale aqui lembrar da nossa "versão nacional do Spinal Tap", desta vez escrachando o power metal. Obviamente me refiro ao Massacration.

Steel Dragon
Banda do filme Rock Star. Apesar da obra e do estilo musical ser completamente caricata, as composições, dentro da proposta hard rock 80's, funcionam muito bem. Dentre os músicos que gravaram as faixas estão Zakk Wylde, Jason Bonham e Jeff Scott Soto.

Gorillaz
Um projeto que já nem pode ser considerado fictício. Grupo virtual criado por Damon Albarn (Blur) e o quadrinista Jamie Hewlett. A banda é composta por integrantes/personagens animados. O som do grupo é uma mistura frenética de rock, rap, dub, trip hop, dance e o que mais vier na cabeça do Damon Albarn. O disco de estreia do grupo lançado em 2001 fez enorme sucesso entre critica e público. Hoje contam até mesmo com integrantes do Clash para suas apresentações ao vivo.

Dethklok
Encabeçado pelo guitarrista/vocalista/produtor/comediante Brendon Small, Dethklok atingiu vendagem impressionante para uma banda de death metal. O conceito consiste numa superbanda por trás do desenho Metalocalypse, exibido no Adult Swim. Entretanto, o sucesso da série e dos discos foi tanto que agora a banda se apresenta também ao vivo. Além de Brendon, a banda tem na formação humana o lendário baterista Gene Hoglan (Dark Angel, Death, Fear Factory, Testament), o tecladista/guitarrista Mike Keneally (Frank Zappa, Joe Satriani) e o baixista Bryan Beller (The Aristocrats, Joe Satriani). Ou seja, a qualidade dos músicos é inegável.

Tenacious D
Liderado pelo carismático ator Jack Black, esse duo une com personalidade e humor folk rock, heavy metal e divertidas narrativas. O filme The Pick of Destiny é imperdível para todos os amantes de rock. A força do grupo é tão grande que o Tenacious D já driblou a barreira do cinema e tornou-se um projeto ativo, tendo sido até mesmo indicado ao Grammy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário