quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Músicas aterrorizantes

Ainda no clima do Halloween (não da banda alemã de power metal/metal melódico, mas do Dia das Bruxas) e do Dia dos Finados, resolvi postar aqui algumas músicas aterrorizantes. Sem delongas, vamos a elas:

Bernard Herrmann - Psycho (Theme)
Remetendo diretamente a toda obra do genial diretor Alfred Hitchcock, as músicas do Bernard Herrmann são por si só uma aula de suspense. Mesmo longe dos filmes, suas trilhas provocam um terror encantador. Sem dúvida um dos maiores compositores do cinema.

Black Sabbath - Black Sabbath
A chuva, o timbre cru/agressivo dos instrumentos, o intervalo de trítono, a letra interpretada perfeitamente pelo Ozzy... tudo conspira a favor do terror. Eis o começo do heavy metal. Pesado, lento e amedrontador.

Black Sabbath - Supertzar
Apesar do clima aterrorizante da faixa "Black Sabbath", eu ouço e adoro a música. Entretanto, até hoje não consigo escutar "Supertzar". Não sei se são os teclados, o coro vocal ou o próprio riff, mas a música me provoca uma sensação péssima.

Atomic Rooster - Death Walks Behind You
O nome diz tudo. Dá para sentir a morte caminhando lentamente, pronta para nos levar ao inferno. E isso é apenas a introdução.

Type O Negative - Black No. 1
Misture tudo de mais mórbido que foi feito pelos góticos. Coloque doses caprichadas de doom metal. Embrulhe tudo isso num clipe sinistrão. Agora mande um brutamonte branquelo de voz extremamente grave (Peter Steele) entregar este embrulho. O conteúdo está no vídeo abaixo. Vi quando criança e nunca mais esqueci (não necessariamente no bom sentido).

Mayhem - Funeral Fog
Com vozes rasgadas resmungantes (que vão muito além do simples gutural) e instrumental ríspido, o Mayhem consegue provoca exatamente a sensação do que eram: o inferno na Terra.

Nick Cave - Song Of Joy
Brilhante contador de histórias que é, Nick Cave se sai bem também diante de enredos mórbidos. Fora que sua voz profunda e cavernosa colabora ao clima da composição. Para ser honesto, só não me assusta porque antes me encanta.

Titãs - Dissertação do Papa Sobre o Crime Seguido de Orgia
E para finalizar, uma música dos... Titãs (?). A letra baseada na obra de Marques de Sade é de violência poucas vezes vista na música brasileira mainstream. Já o riff repetitivo traz toda a herança do heavy metal. Sua introdução é praticamente um doom metal. Quando tinha 6 anos me causava enorme pavor.

*Lingua Ignota - Do You Doubt Me Traitor
Anos após ter feito essa seleção de músicas assustadoras, achei importante voltar aqui para expor essa pérola do inferno. Em tom dramático, com o clima construídos ao piano e uma certa aura sacra fundida ao metal extremo, Kristin Hayter me leva náusea com sua performance violenta, triste, sincera e amedrontadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário